ISSN 2674-8053

Itália e Vaticano sobre a COP26 (Pré-COP 26)

Por Luiza Minuci e Patrizia Setton

Nos dias 30 de setembro a 02 de outubro, aconteceu em Milão a Pré-COP 26, reunião que antecedeu a COP 26, conferência da ONU sobre o clima, em andamento entre os dias 1 e 15 novembro de 2021 na cidade de Glasgow.

Com o início da COP 26 no começo do mês de novembro, ministros de diferentes países se reuniram na Itália para a Pré-COP26 para discutir sobre como resolver algumas questões importantes e prepará-las para a reunião. Dessa maneira, a Pré-COP foi organizada em conjunto pelos governos da Itália e do Reino Unido, que sediará a próxima COP, com o objetivo de estabelecer os meios para obter resultados positivos em Glasgow, local onde será realizada. Foi apresentado também, um apelo (Joint Appeal) idealizado pelo líder do Vaticano, que visa encorajar líderes políticos e religiosos – detentores de grande influência na promoção da conscientização climática entre altos postos de poder – a se comprometerem com os objetivos de emissões líquidas de carbono zero e de limites no aumento das temperaturas globais a 1,5ºC. Assim, proporcionando apoio significativo para discussões ambientais na Conferência.

A Pré-COP 26 teve início no fim de setembro, onde o Papa Francisco, que também apresentou um discurso na Youth4Climate, recebeu os participantes no Salão Paulo VI no Vaticano, a fim de encorajá-los a trabalhar pelas gerações futuras. O líder religioso e político destacou também seu contentamento pelo trabalho lado a lado com o governo da Itália e Reino Unido em relação aos impactos das mensagens vindas de outros líderes.

Durante a reunião, o ministro do clima italiano, Roberto Cingolani, se pronunciou criticando aqueles que buscam energia renovável sem querer tê-las em seu “quintal”. Cingolani continuou seu discurso concordando com a seriedade do problema levantado pela ativista Greta Thunberg em sua fala no Youth4Climate, na qual ridicularizou líderes políticos por apenas prometerem e não agirem diante da emergência climática. O ministro da Itália destacou que, já que estes problemas não eram credibilizados no passado, e os Estados não estão fazendo o suficiente, o objetivo da convenção é progredir nesse sentido, e que para isso, deve haver mudança.

Dessa forma, na convenção em Glasgow, Itália e Reino Unido presidem, visando representar a urgência das crises climáticas, principalmente para as gerações futuras, como foi ressaltado pelo Papa. Os Estados já anunciaram que estão comprometidos a colocar a crise do clima e a perda da biodiversidade como objetivos principais da agenda multilateral de 2021. Além disso, alegaram trabalhar juntos para promover crescimento sustentável após a pandemia da Covid-19. Porém, mesmo tendo assinado o Joint Appeal com outros líderes religiosos, o Papa Francisco não atendeu à COP 26 no Reino Unido, por motivos pessoais e de saúde.

A COP 26, que sucede a reunião em Milão, representa a necessidade das discussões climáticas e sustentáveis para as próximas gerações, com a proposta de melhorar as crises ambientais, que atualmente estão entre os maiores problemas internacionais. Nessa situação, durante a COP26, o primeiro ministro italiano, Mario Draghi declarou que as mudanças climáticas podem levar a “graves repercussões na paz e na segurança do planeta”.

Referências Bibliográficas:

BBC. Italy climate minister accepts Thunberg’s ‘blah, blah, blah’ criticism. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-europe-58743515 . Acesso em: 6 out. 2021.

EARTHBEAT. Pope Francis, other faith leaders to present joint appeal to COP26 climate summit. Disponível em: https://www.ncronline.org/news/earthbeat/pope-francis-other-faith-leaders-present-joint-appeal-cop26-climate-summit . Acesso em: 6 out. 2021.

REUTERS. Pope, other religious leaders issue pre-COP26 appeal on climate change. Disponível em: https://www.reuters.com/world/europe/pope-world-religious-leaders-issue-pre-cop26-appeal-climate-change-2021-10-04/ . Acesso em: 6 out. 2021.

REUTERS. Vatican statement signals pope won’t attend COP26 climate conference. Disponível em: https://www.reuters.com/business/environment/vatican-delegation-cop26-be-headed-by-secretary-state-meaning-pope-not-going-2021-10-08/ . Acesso em: 6 out. 2021.

THE GUARDIAN. ‘Blah, blah, blah’: Greta Thunberg lambasts leaders over climate crisis. Disponível em: https://www.theguardian.com/environment/2021/sep/28/blah-greta-thunberg-leaders-climate-crisis-co2-emissions  . Acesso em: 6 out. 2021.

UKCOP26. Pre-COP is the final official ministerial meeting ahead of the COP. Disponível em: https://ukcop26.org/pre-cop/pre-cop-milan/ . Acesso em: 6 out. 2021.

VATICAN NEWS. Pope to pre-COP26 meeting: You owe your best efforts to future generations. Disponível em: https://www.vaticannews.va/en/pope/news/2021-10/pope-pre-cop26-parliamentary-meeting-rome-discourse.html . Acesso em: 6 out. 2021.=

+ posts

O Núcleo de Estudos e Negócios Europeus (NENE) está ligado ao Centro Brasileiro de Estudos de Negócios Internacionais & Diplomacia Corporativa (CBENI) da ESPM-SP. Foi criado considerando a necessidade de estimular a comunidade acadêmica brasileira e latino-americana a compreender melhor suas relações com os europeus, buscando compreender e aprofundar a Parceria Estratégica Brasil – União Europeia.

Deixe uma resposta