ISSN 2674-8053

De comediante a herói de guerra: Como Zelensky se transformou em símbolo do Ocidente

Artigo elaborado por Isabela Paro e Maria Cerdeira

Zelensky é o atual presidente da Ucrânia, porém, o que poucos sabem é que ele veio de uma carreira de comediante. Nascido em Kryvy Rih, Ucrânia, no dia 25 de janeiro de 1978, Volodimir Olexandrovich Zalesky, originário de família judia, teve uma trajetória muito intrigante até chegar em seu atual posto de presidente. De 1995 até os anos 2000, dedicou-se à faculdade de Direito na Universidade Nacional de Economia de Kiev, onde acabou se formando, mas acabou não prosseguindo dentro de sua área de formação. No entanto, durante sua graduação, Zelensky se envolveu e participou de teatro e grupos de comédia, onde nasceu a ambição e o desejo de atuar no mundo artístico.

Zelensky apostou na carreira como ator e comediante na Ucrânia, onde fez muito sucesso e conquistou espaço em televisões não só de seu país, mas também de países vizinhos. Devido a sua desenvoltura, participou em diversas produções de cinemas e atuou como produtor geral de um canal de televisão. O que levou à política Ucraniana foi seu papel em uma série de televisão local, chamada Servo do povo, onde se passa por um professor revoltado com a corrupção em seu país. A série se popularizou devido suas diversas analogias às insatisfações que a população estava vivendo na época, com a política, crise econômica, e a crise com a Rússia.

Nesse contexto, sua candidatura em 2019 foi vista como piada por algumas pessoas, mas ele conseguiu ganhar com 73% dos votos, prometendo acabar com a corrupção e garantir a paz. Seu partido é o Servo do Povo, um partido populista, liberalista e pró-europeísta. Por fazer promessas utópicas, o início de seu mandato foi marcado por uma queda na taxa de aprovação, porém, se mostrou ser um convincente líder de guerra durante a guerra da Rússia e da Ucrânia. Segundo a editora chefe do site de notícias Novoye Vremya, Yulia McGuffie, Zelensky está ocupando um papel inspirador, publicando mensagens contra a guerra e pede paz para os civis ucranianos. Além disso, é notável a aproximação do presidente com o ocidente, como por exemplo por meio do encontro com figuras como Boris Johnson e Ursula von der Leyen.

Em conclusão, mesmo durante sua carreira artística, Volodinir Zelensky já era uma pessoa engajada e preocupada com a situação social do país. Embora não tenha conseguido cumprir com as promessas de sua campanha, o presidente se mostrou como forte líder de guerra e uma figura inspiradora para os ucranianos.

Referências:

MULVEY, Stephen. Ukraine’s Volodymyr Zelensky: The comedian Presidente who’s rising at the moment. BBC. 26 de fevereiro de 2022. Disponível em: https://www.google.com.br/amp/s/www.bbc.com/news/world-europe-59667938.amp. Acesso em: 7 de abril de 2022.

NEVES, Daniel. Volodimir Zelensky ficou famoso por protagonizar a série “Servo do Povo”, o que o levou a vencer a eleição para presidência da Ucrânia em 2019. Disponível em:https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/volodimir-zelensky.htm

Acesso em : 9 de Abril de 2022.

Núcleo de Estudos e Negócios Europeus
O Núcleo de Estudos e Negócios Europeus (NENE) está ligado ao Centro Brasileiro de Estudos de Negócios Internacionais & Diplomacia Corporativa (CBENI) da ESPM-SP. Foi criado considerando a necessidade de estimular a comunidade acadêmica brasileira e latino-americana a compreender melhor suas relações com os europeus, buscando compreender e aprofundar a Parceria Estratégica Brasil – União Europeia.