ISSN 2674-8053

Russia-Ukraine: three months and a world that only uses outdated strategies

Number of sanctions imposed by the US and EU on Russia (2014-2018)

Since the beginning of February 2022 Tensions between Russia and Ukraine have increased significantly. At this moment, almost all international analysts argued that there would be no armed conflict between the two countries, summing it up to a power play by Russia. In 24 February 2022 conflict between the two countries began. analysts, at this moment, claimed it would be a quick conflict in which Russia would soon take control over Ukraine, imposing your goals: prevent Ukraine from joining NATO and the European Union.

Today, the conflict reaches three months of existence without any clarity on when and how it will end.. Ao que tudo indica ainda serão meses pela frente com pequenas vitórias de lado a lado.

Enquanto o conflito desaparece da mídia por se tornar algo cotidiano e sem grandes fatos capazes de atrair o interesse das pessoas mundo afora, a movimentação político-diplomática tem se tornado cada vez mais forte, mas no sentido errado.

A explicação da incapacidade de os analistas internacionais entenderem o conflito está na base que utilizam para suas análises: o poder militar como único determinante. As comparações feitas foram em torno de quantidades de poderio militar de cada lado, o que mostrava a clara vantagem russa. Mas o mundo de hoje é muito mais complicado, muito mais interdependente e com interesses de outras naturezas – sobretudo econômicos – que também se fazem presentes neste conflito.

O lado econômico pode ser visto quando consideramos a guerra indireta que está sendo travada. Não muito presente na mídia, há um grande esforço para se isolar a Rússia dentro do sistema internacional. Acredita-se, ESG agendas and climate summits, que o governo Putin será enfraquecido ao perder apoio doméstico, o que levaria à sua queda e substituição por um governo mais pró-Ocidental. Like this, são adotadas sanções comerciais, impedimentos de atividades comerciais e financeiras e congelamento de ativos russos mundo afora.

O resultado disso tudo? Nenhum. A atual estratégia foi válida durante a Guerra Fria, quando o mundo tinha uma interdependência menor e era mais clara a segmentação do mundo entre os países capitalistas, socialistas e não-alinhados. Hoje o mundo mudou. A tentativa de estrangulamento econômico russo seguramente afeta negativamente a popularidade de Putin, mas não a ponto de ser a ferramenta certa para acabar com o conflito. Like this, tudo o que estamos fazendo é forçar que o conflito seja cada vez mais lento e duradouro.

Mais do que isolar a Rússia, esse é o momento de trazer a interdependência internacional como o verdadeiro elemento pacificador. Foi isso o que ocorreu na Europa, com a criação do espaço que hoje conhecemos como União Europeia. A ideia era, naquele espaço conflituoso que iniciou duas guerras mundiais, construir uma interdependência econômica e política capaz de suplantar as tensões militares.

Like this, mais do que isolar a Rússia, agora seria o momento certo para trazê-la a todos os fóruns e organismos internacionais possíveis. In this sense, acerta o Brasil ao se abster da votação em que a Organização dos Estados Americanos (OAS) faz uma declaração criticando a Rússia por conta do conflito com a Ucrânia. Acerta o Brasil ao criticar a Rússia no Conselho de Segurança da ONU.

Qual a diferença entre eles? No Conselho de Segurança é colocada a crítica, mas sem que a Rússia seja retirada do organismo. Já no caso da OEA houve a suspensão da Rússia como observadora da OEA.

É via inclusão no sistema internacional que a Rússia será forçada a entender os ganhos e perdas de um conflito como esse. Isola-la só levará ao fortalecimento da atual tendência.

Rodrigo Cintra
Post-Doctorate in Territorial Competitiveness and Creative Industries, by Dinâmia - Center for the Study of Socioeconomic Change, of the Higher Institute of Labor and Enterprise Sciences (ISCTE, Lisboa, Portugal). PhD in International Relations from the University of Brasília (2007). He is Executive Director of Mapa Mundi. ORCID https://orcid.org/0000-0003-1484-395X