ISSN 2674-8053

Sobre el sufismo

Estoy preparando una serie de conferencias sobre el Islam para el curso de Relaciones Internacionales de la ESPM. Este es un tema que me interesa mucho., principalmente debido a los prejuicios que prevalecen en Occidente con respecto a la fe y la comunidad musulmana.

Habiendo servido a lo largo de mi carrera en seis países donde el Islam tiene una presencia importante: India (una 3ª. comunidad musulmana más grande del planeta), Pakistán, Afganistán, Bangladesh, Cazaquistão e Jordânia – e convivido com vários dos seus matizes – da severidade fundamentalista no Paquistão e Afeganistão ao “liberalismo” no Cazaquistão – decidi aprofundar os meus estudos sobre o Islã e compartilhar com os amigos o que pude aprender

Y uno de los temas que más me fascina de este universo es el sufismo., a corrente mística que busca o contato direto com o Divino. Para atingir este estado, o fiel persegue vários passos e utiliza vários meios, tanto físicosopiáceascomo psíquicoso transe (como osdervishes”). Este movimento de ascetismo radical tem raízes antigas:deriva da reação ao caráter mundano que a expansão do Islã, nos séculos VIII / IX estava disseminando no seio da “Umma”, a comunidade dos fiéis. Um dos seus elementos fundamentais é o abandono dos desejosperversos”, como a ganância e a vaidade. Por cierto, o sufismo é conhecido como “tasawwuf” em árabe (literalmente “vestido com lã”), que remete à indumentária frugal dos primeiros ascetas, conhecidos como “fuqara” (pobres), em árabe, e “dervish”, em urdu/persa.

Duas das “armas” de que os sufistas lançam mão nas suas manifestações são a música devocional – “Qawwali” – e a poesia. O grande poeta Maulana Jalaladim Maomé, também conhecido como Rumi, que vivió en el siglo XIII – que muitos brasileiros conhecemé um dos seus expoentes. Sua poesia afronta princípios ortodoxos do Islã e revela a heterogeneidade na interpretação do Alcorão que escapa à percepção preconceituosa dos ocidentais. A poesia abaixo, por ejemplo, demonstra um elo com o conceito da metempsicose dos hindus:

“ Desde que chegaste ao mundo do ser,
uma escada foi posta diante de ti, para que escapasses.
Primeiro, foste mineral;
depois, te tornaste planta,
y más tarde, animal.
Como pode isto ser segredo para ti?

Finalmente, foste feito homem,
com conhecimento, razão e fé.
Contempla teu corpoum punhado de pó
vê quão perfeito se tornou!

Quando tiveres cumprido tua jornada,
decerto hás de regressar como anjo;
depois disso, terás terminado de vez com a terra,
e tua estação há de ser o céu.

No que toca à músicaQaawalios nomes dos cantores Fateh Ali Khan e Abida Parveen são os mais conhecidos internacionalmente. Escolhi uma interpretação da Abida Parveen, a quem tive o privilégio de assistir em Islamabad, para ilustrar o que mencionei acima:

Outro exemplo da poesia sufista é o poema (musicado por Henry Corbyn) de Abū Bakr Muhammad ibn ‘Alī ibn ‘Arabi, mais conhecido como Ibn Arabi, Abenarabi e Ben Arabi. Ibn Arabi foi um místico sufista, filósofo, poeta, viajante e sábio hispano-muçulmano que viveu no século XII.na Andaluzia.

Proponho aos amigos que se interessam por questões religiosas que assistam a estes dois vídeos:

YOUTUBE.COM IbnArabi‘Alone with the Alone’: Henry CorbinOne of the 20th century’s most prolific scholars of Islamic mysticism, Henry Corbin (1903-1978) was Professor of Islam & Islamic Philosophy at the Sorbonne i
Área de anexosVisualizar o vídeo Moula e Kul Best Sufi Song Abida Pareen Sufi Kalam Tasawuf do YouTubeMoula e Kul Best Sufi Song Abida Pareen Sufi Kalam Tasawuf

Fausto Godoy
Doctor en Derecho Internacional Público en París. Ingresó a la carrera diplomática en 1976, servido en las embajadas de Bruselas, Buenos Aires, Nueva Delhi, Washington, Beijing, Tokio, Islamabade (donde estaba el embajador de brasil, en 2004). También completó misiones de transición en Vietnam y Taiwán.. vivido 15 años en asia, donde dirigió su carrera, considerando que el continente sería el más importante del siglo 21 - predicción de que, ahora, ver más y más cerca de la realidad.