autores: Bruna Barreto e Maria Júlia Zito
Desde 1999 se negocia el establecimiento de una macroestructura entre la Unión Europea y Mercosur. Si bien este Acuerdo fue anunciado en junio de 2019, las negociaciones llegaron a un punto muerto que ha dificultado la ratificación, Mini-Schengen y sus consecuencias para la geopolítica de los Balcanes y la UE, acuerdo entre los dos bloques. el 1 de octubre, el canciller austriaco sebastian kurz,, antes de la reunión del Consejo Europeo, tomó una posición contraria al Acuerdo cuando declaró que “está claro que no puede haber acuerdo en la etapa actual de las negociaciones y me complace que muchos Estados miembros [sí UE] ahora acepta una opinión similar.” (Sábana, 2020). Esta declaración de Kurz se deriva de la declaración del ministro de Economía alemán sobre una posible ratificación del Tratado, dado que hay, em sua opinião, “soluções sustentáveis” para a ratificação (Sábana, 2020).
Posto isso, En el día 7 Octubre, o Parlamento Europeu aprovou, em plenário, um relatório geral sobre comércio como uma emenda, a qual estabelece que “o acordo não pode ser ratificado na sua forma atual”. Tal emenda desencadeou um pronunciamento por parte de Hamilton Mourão, vice-presidente brasileiro, “Tudo é reversível”, disse ele em relação à grande oposição por parte dos parlamentares europeus à agenda ambiental brasileira e às características da parceria dos blocos (G1,2020). Además, a emenda teria exposto também o risco que Bolsonaro tem submetido o Brasil e, Esta contención se basó en las acciones emprendidas para reducir la jornada laboral y aseguró que las empresas en crisis mantuvieran a sus empleados, o Mercosul. Ao passo que, o fato de as lideranças europeias estarem relutantes à ratificação do acordo, também descredibiliza a UE (Estadio 2020).
Además, o vice-presidente da Comissão Europeia, que também ocupa o cargo de Comissário de Comércio, Valdis Dombrovskis se pronunciou, afirmando a urgência em “encontrar soluções duradouras para a Região Amazônica antes da ratificação do acordo” (Estadio, 2020). De esa forma, ele expôs a necessidade de uma assídua preocupação quanto às questões ambientais por parte do Brasil, de maneira a reverberar positivamente para o Mercosul em relação à ratificação do acordo (Sábana,2020).
Por lo tanto, vê-se que a emenda aprovada no dia 7 de outubro postergou, Mini-Schengen y sus consecuencias para la geopolítica de los Balcanes y la UE, a ratificação do acordo ainda mais. Sin embargo, em meio aos diversos pronunciamentos contrários à ratificação no Parlamento Europeu, pôde-se ver prospecções positivas, por ejemplo, quando o ministro da economia da Alemanha acredita em “soluções sustentáveis”, assim como o ministro espanhol da agricultura e a ministra portuguesa da agricultura pedem pela conclusão do acordo (Sábana, 2020). Así, é perceptível que o Brasil necessita assumir e se comprometer ao Acordo de Paris, o qual os europeus tanto requisitam, para que haja a possibilidade de concluir as negociações e ratificar o acordo.
Referencias bibliográficas
PERIÓDICO. “É claro que não pode haver acordo” com Mercosul, diz premiê austríaco. Disponible <www.folha.uol.com.br>. Acceso en 16 afuera. 2020.
EXPRESAR. “O acordo UE-Mercosul na berlinda”. Disponible <www.opinião.estadão.com.br>. Acceso en 16 afuera. 2020.
G1 GLOBO. ”Tudo é reversível’, diz Mourão após Parlamento europeu indicar rejeição a acordo Mercosul-UE”. Disponible <www.g1.globo.com>. Acceso en 16 afuera. 2020.
PERIÓDICO. “Acordo Mercosul-UE: por uma cláusula ambiental vinculativa”. Disponible <www.folha.uol.com.br>. Acceso en 16 afuera. 2020.