ISSN 2674-8053

La crisis de Bielorrusia y el precio de los alimentos en Brasil

Bielorrusia, también conocido como Bielorrusia, es uno de los principales exportadores mundiales de cloruro de potasio., utilizado en la fabricación de fertilizantes, a pesar de que, la crisis política que vive el país está dificultando la exportación de este producto, conmovedor, de esta forma, precios de los alimentos en brasil. El país de Europa del Este representa 20% de la producción mundial de potasio, ser, a Brasil el primer proveedor de este artículo.

Bielorrusia es considerada la última dictadura en Europa, teniendo como presidente a Alexander Lukashenko, elegido en 1994. en mayo de 2021, arrestaron a un periodista opositor, después de que el gobierno ordenara que el avión del periodista aterrizara en Minsk, en la capital del país. Con eso, países como Reino Unido, Canadá, Estados Unidos y otros, decidiram sancionar a economia do país, incluindo as exportações de derivados de petróleo e de Cloreto de Potássio.

Com a crise política e as sanções anunciadas, o preço da tonelada do Cloreto de Potássio sofreu um abalo, o que antes custava US$ 300, passou a custar US$ 700, o que acabou por se tornar um problema para aqueles que fazem uso de fertilizantes, como é o caso do Brasil, que representa, aproximadamente, 25% dos custos de produção. O preço dos fertilizantes teve um aumento de 40% a 80%, en 2021, o que não é o único problema, uma vez que já está em pauta uma possível escassez do produto. O Porto do Paraná ficou dois meses sem receber um navio com o produto. Mesmo com os estoques ainda em alta, o cenário previsto não é dos mais benéficos, dificultando os produtores brasileiros na exportação.

Como se trata de uma cadeia alimentar, esse cenário pode e vai prejudicar consumidores finais. Algumas commodities como soja e milho tem preço controlado pelo mercado, o sea, os produtores acabam se prejudicando porque sua margem de lucro diminui e eles não conseguem controlar o preço do produto, além de estarem sujeitos a um aumento de preço no mercado.

Por volta de 50% dos fertilizantes utilizados no país são voltados para a soja, milho, cana e café. Así mismo, qualquer cultivo demanda adubação sendo em maior ou menor escala, o sea, para plantar é preciso dessa adubação, então acaba se prejudicando de todas as maneiras, o impacto é sentido e imediato.

BREMBATTI, Katia. Como a crise em Belarus pode afetar o preço da comida no Brasil. Disponible: < https://www.cnnbrasil.com.br/business/como-a-crise-na-belarus-pode-afetar-o-preco-da-comida-no-brasil/ >. Acceso en: 13 de octubre 2021.

Núcleo de Estudios y Negocios Europeos
El Núcleo de Estudios y Negocios Europeos (NENE) está vinculado al Centro Brasileño de Estudios Empresariales Internacionales & Diplomacia Corporativa (CBENI) de ESPM-SP. Fue creado considerando la necesidad de incentivar a la comunidad académica brasileña y latinoamericana a comprender mejor sus relaciones con los europeos., buscando comprender y profundizar la Asociación Estratégica Brasil-Unión Europea.