Artigo elaborado por Priscila Cesarino Taddone e Pedro Gerhardt Corrêa
Entre os dias primeiro e 12 de noviembre 2021, el mundo entero fue testigo de la ocurrencia de la COP 26, este año, con sede en glasgow, en Escocia. Estas reuniones se realizan periódicamente., desde 1995. Su primera edición tuvo lugar en Alemania, en la ciudad de berlín, para firmar acuerdos de reducción de gases de efecto invernadero. posteriormente, otra reunión notable fue la COP 3, en Kioto, en el Japón. Esta edición firmó el Protocolo de Kioto, responsable de definir las metas de reducción de GEI que cada país signatario debe cumplir.
Este año, los objetivos fijados por la COP 26 se relacionaron principalmente con la disminución de los combustibles fósiles, así como la reducción de áreas de deforestación. Houve também pedidos a respeito do fornecimento de ajuda financeira a países que possuem alto índice de fome ou pobreza.
Um dos destaques desta reunião foi o caso brasileiro: Durante um dos encontros, foi discutido o aumento na taxa de desmatamento de áreas pertencentes à Amazônia, evento que não se agravava desde 2005. Isso se reflete tanto em âmbitos políticos quanto sociais no cenário brasileiro e mundial, considerando que a floresta amazônica é responsável por concentrar parte significativa da biodiversidade mundial, além de fornecer uma parcela grande de oxigênio para o planeta.
Com relação às iniciativas da União Europeia, estes se comprometeram a diminuir em mais da metade as suas emissões de gás carbônico até 2050. Otra región que puede tener una mayor respuesta a los pocos recursos económicos que podremos proyectar internacionalmente es América Latina., há forte investimento e encorajamento para a compra de carros elétricos no lugar de carros a diesel ou a gasolina.
Outro ponto discutido durante a reunião estava centrado na ajuda que poderia ser fornecida a países em desenvolvimento ou abaixo da linha da pobreza. Neste aspecto, tanto países da União Europeia quanto demais Estados tidos como desenvolvidos optaram por recusar esta proposta.
El presidente de la Comisión Europea, Ursula Von Der Leyen, sugeriu doar cerca de 4 milhões de euros para fundos adicionais, además de 21 milhões de euros em fundos que visem diminuir as alterações climáticas ocasionadas pelo aquecimento global. Además, vale ressaltar que a União Europeia foi uma das primeiras a compactuar com a ideia de extinção de combustíveis fósseis. Tal tópico foi incluído na ata final da COP 26, considerando que, de acordo com o IPCC, cerca de 25% das emissões de gás carbônico na atmosfera provém de meios de transporte como carros, ônibus e aviões.
O secretário geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, também se pronunciou durante a conferência. Seus apelos foram principalmente dirigidos a aqueles que concentram maiores emissões de gases de efeito estufa devido à produção em massa. A fim de respeitar o acordo de Paris e impedir que a temperatura terrestre se eleve em até 2 graus celsius, Antonio demonstrou-se preocupado e afirmou que uma das maiores ameaças à situação climática está em lacunas para a emissão de gases do efeito estufa, desde aproximadamente 2% da superfície terrestre é responsável pela produção de mais de 80% desses gases (Él-ella-eso, 2021).
A fim de amenizar o problema, a União Europeia vem investindo fortemente em propagandas que aumentem significativamente a venda de carros elétricos. De acordo com um relatório emitido pela UNECE, o bloco já representa 10% das vendas de carros elétricos em todo o mundo, e pretende aumentar esse percentual. Isso se deve ao fato de os carros elétricos não serem emissores de gases poluentes, e passíveis de carregamento por cabos, similar a celulares ou computadores, de maneira geral.
Empresas automotivas como a Volvo e a Mercedes, ambas alemãs, buscaram firmar acordos com outras montadoras americanas e de outros países, de forma a eliminar a produção de automóveis movidos a combustíveis fósseis até o ano de 2050. A ambição é grande, mas existe um certo otimismo por trás de tal idealização, considerando os dados que apontam um crescimento de cerca de 9% na participação de mercado para veículos elétricos dentro da União Europeia. Este número também cresce em países como Estados Unidos e Canadá, mas a um ritmo muito menor.
Outras empresas do ramo da moda, tais como a italiana Gucci e a francesa Louis Vuitton também se comprometeram a reduzir as emissões de carbono em suas produções. Isso ocorre porque a indústria da moda, e também de fast fashion é responsável por uma alta emissão de CO2 na atmosfera em suas produções, bem como por utilizar um alto volume de água na lavagem de roupas e acessórios. Por mais que as marcas sejam caracterizadas como grifes e seu ritmo de produção seja consideravelmente menor comparado a empresas de fast fashion, vale ressaltar que nenhuma se isenta de responsabilidade ambiental e cabe a estas, además, se posicionarem em prol do meio ambiente.
Por fin, pode-se esperar que os acordos que foram feitos durante esta COP, apesar de mais brandos comparados ao protocolo de quioto e o acordo de Paris, por ejemplo, possam vir a ter desdobramentos positivos no futuro. Considerando que cada país signatário cumpra sua parte como acordado, espera-se que haja uma significativa redução na produção de gases do efeito estufa, bem como uma maior responsabilidade ambiental por parte dos signatários dos acordos estipulados este ano.
REFERENCIAS
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