ISSN 2674-8053

la saga de la india (Artículo 1)

LA HISTORIA…

La reciente visita del Primer Ministro de la India, Narendra Modi, Fue en, coronó la imagen de mayor poder, que actualmente sólo disfrutan Estados Unidos y China en la opinión pública internacional.

Modifoi recebido com honras concedidas pelos americanos somente aos maiores líderes mundiais. Le dieron trato de Jefe de Estado, aunque es jefe de gobierno. Según informó “The Economist”, "…Modi se tornou um dos poucos líderes estrangeiros, junto con Winston Churchill, Nelson Mandela e Volodmir Zelenski a comparecer a uma sessão conjunta do Congresso mais de uma vez”Ainda segundo o jornal inglês “a influência global do gigante sul-asiático aumenta rapidamente. Su economía es la quinta más grande del planeta.. Sua diáspora de 18 milhões prospera dos EUA ao Golfo Pérsico. E a Índia se tornou indispensável ao esforço dos EUA em se afirmar na Ásia e dissuadir alguma agressão chinesa”.

O que aconteceu?…

Servi na Índia em duas ocasiões na minha carreira diplomática (e nunca mais me distanciei dela…). Primeiramente na nossa Embaixada em Nova Delhi, en 1984, e depois como Cônsul-Geral em Mumbai, en 2009. Tenho, ademais, acompanhado com escrupulosa atenção o país pelo qual tenho enorme afeto. Nele forjei amizades entre as mais profundas da minha vida. De esta forma, não sei se tenho suficiente isenção de espírito para poder dar, como gostaria – e seria de justiça – a minha opinião sobre a que considero a minha “matrika” asiática. Gostaria, a pesar de que, de dar o meu testemunho baseado na minha “experiência de campo”. Pero, como tanto o afeto como o contexto são muito amplos, permito-me desdobrar o meu relato em várias postagens, para o que peço a paciência e a compreensão dos amigos.

Como vejo a Índia, não como um “ocidentocêntrico” convicto, mas tampouco como um asiático empedernido, vamos a los hechos…

Quando cheguei a Nova Delhi, numa manhã fria de janeiro de 1984, sem qualquer vivência que não fosse a no Ocidente (estudei em Paris antes de entrar na carreira diplomática, e posteriormente servi nas Embaixadas do Brasil e Bruxelas e Buenos Aires antes de partir para Delhi), a imagem que vinha à minha mente era de “exotismo”; o sea, compartilhava com a maioria das pessoas deste lado do planeta a fantasia do “misterioso oriente”. Estávamos em 1984, claro que sí…

A Índia que encontrei tinha pouco mais de 37 anos como país independente (…e milhares de anos como civilização). O sea, encontrava-se em pleno esforço de construção política e de vencer o trauma do nefasto processo colonialista e de independência, até hoje inconcluso em termos de delimitação do território. O fervor nacionalista – “Bharat Zindabad”estava à flor da pele da população, e também respondia pela beligerância com relação à vizinhança (leia-se Paquistão, sobre todo).

A Primeira-Ministra Indira Gandhi, filha de Jawaharlal Nehru, o primeiro Primeiro-Ministro e grande herói do processo de independência da Índiajuntamente com o Mahatma Ghandi e Muhammad Ali JInnah, o criador do Paquistãoentão vivia e perseguia a visão política do Não-Alinhamento e da reserva de mercado que havia herdado de seu pai para reconstruir a economia do país, que fora deliberadamente destroçada pelos colonizadores ingleses. A Índia estava, entonces, voltada para si mesma e trancada para o resto do mundo.

Eu estava lá quando Indira foi assassinada na manhã de 31 de octubre 1984, e testemunhei momentos de violência entre os mais atemorizadores da minha carreira (e da minha vida, en verdad…). Ultrapassados estes episódios traumáticos, a chegada de seu filho, Rajiv, ao poder, provocou uma ruptura perceptível com a Índia ”nehruviana”, socialista, terceiro-mundista e anticolonialista, herdada de seus antecessores. Conquanto mantendo a “linha dinástica” que vinha desde seu avô, a juventude e o alheamento de Rajiv doestablishmentpolítico tradicional – ele nunca quis assumir o posto que lhe foi, en verdad, “imposto”permitiram-lhe abrir espaços para a emergência da mentalidade que hoje predomina no seio das elites do país: o compromisso com a tecnologia e a contemporaneidade. A Índia rompia então com o isolamento que a política da reserva de mercado lhe impusera desde a sua independência, com os bônus e os ônus que esta opção acarretou.

A partir de entonces, Rajiv Gandhi e o Partido do Congresso/”Congress Party”, fundado em 1885 (por um inglês, por cierto…), rejuvenescido pelo ativismo empreendedor dos seus aliados – os “maruti boys”, alcunha que havia sido dada aos empresários reformadores que acompanharam o Primeiro-Ministro na missão de romper as peias do tradicionalismo que emperrava a economia – e não encontrando nenhum poder ou partido político que os ombreasse, a não ser o “Bharatya Janata Party” /BJP, e assim mesmo, de maneira muito tímida, entonces, lançaram-se na aventura de “aggiornar” a economia da Índia. O foco passou a ser a tecnologia da informação, dada a propensão natural dos indianos pela abstração (que, por cierto, tem fundo religioso…).

Rajiv terminou assassinado por uma “mulher-bomba” quando participava de um comício eleitoral no estado sulista de Tamil Nadu, na noite de 21 de mayo de 1991. A explosão matou pelo menos outras 13 pessoas e feriu mais de 40. O motivo não tinha a nada a ver com a agenda interna, pero, simulador, em razão do envio da “Força Indiana de Manutenção da Paz” (IPKF) para o vizinho Sri Lanka, e das supostas atrocidades desta contra os tâmeis (“tamils”, en ingles), uma minoria étnica do vizinho Sri Lanka que lutava por sua independência.

Com a morte de Rajiv chegava ao fim a “dinastia Nehru”, que até então constituía uma linha contínua.

E com ela se interrompe o primeiro relato sobre a “saga da Índia”.

Fausto Godoy
Doctor en Derecho Internacional Público en París. Ingresó a la carrera diplomática en 1976, servido en las embajadas de Bruselas, Buenos Aires, Nueva Delhi, Washington, Beijing, Tokio, Islamabade (donde estaba el embajador de brasil, en 2004). También completó misiones de transición en Vietnam y Taiwán.. vivido 15 años en asia, donde dirigió su carrera, considerando que el continente sería el más importante del siglo 21 - predicción de que, ahora, ver más y más cerca de la realidad.