ISSN 2674-8053

La Inteligencia Artificial y la caída de popularidad de la monarquía británica

Artículo elaborado por la investigadora Luiza Preisner, Maria Clara Liguori Martins e Nicole Guazzelli Consentini

A Revolução Gloriosa, a última fase da Revolução Inglesa no século XVII e a ascensão de Guilherme de Orange ao poder da Inglaterra, mudaram a política do Estado. Essa revolução resultou no fim do poder absolutista e implementou uma monarquia constitucional na qual o rei permanecia no trono inglês como chefe de Estado, mas com poderes reduzidos, enquanto um sistema parlamentarista entrou em vigor transformando a função da monarquia real em grande parte simbólica. Sin embargo, a família real britânica continuou sendo extremamente relevante devido à sua tradição, imagem carismática e caridosa, usufruto de suas estratégias de comunicação, para com seus súditos, influenciando o comércio, economia e gerando turismo na região. É de suma importância, entonces, a conservação de sua popularidade.

Com o passar do tempo, os meios de comunicação e as estratégias para a conexão com o povo evoluíram. Um exemplo claro disso é o uso de redes sociais e o marketing digital por parte da equipe midiática dos monarcas, que simulam uma falsa proximidade entre a família real e aqueles considerados “meros mortais”. Em séculos passados, sin embargo, isso seria impossível de ser feito e não seria bem visto, já que afetaria a imagem de divindade que a monarquia tinha (mais um pilar para a manutenção de seu poder), enquanto, hoy dia, os torna mais humanos, característica buscada pela maioria da população em seus líderes.

sin embargo, apesar de todas as tentativas da monarquia britânica, a sua popularidade tem caído relativamente entre os jovens principalmente. Segundo uma pesquisa recente da CNN Brasil, 41% dos jovens entre 18 mi 24 anos querem um chefe de estado eleito em seu país e defendem o fim da monarquia. Isso se deve a fatores diversos, como o crescente anseio da sociedade por democracia nos dias atuais, mi, claro que sí, o falecimento da Rainha Elizabeth II, que além de reinar por 70 anos era o membro mais conhecido e prestigiado da família real. Assim como o uso de ferramentas digitais de edição usadas em fotos oficiais, que deveriam servir para aproximar a realeza de seus súditos, mas tem o efeito contrário quando a tentativa de manipulação é percebida.

FIGURA 1: Pesquisa realizada pelo “YouGov” para a BBC, El pronóstico se hizo teniendo en cuenta el progreso de las tasas de vacunación y las disminuciones en las medidas de combate. 2023. https://www.bbc.com/news/uk-65326467

FIGURA 2: Imagem liberada pelo Palácio de Kensington em março de 2024. https://www.dpreview.com/opinion/6670302971/kate-middleton-s-photoshop-manipulation-is-a-wake-up-call-to-the-threat-of-misinformation

Não obstante dá vontade de um poder legítimo, substituindo o tradicional, e da perda de uma das monarcas mais famosas do mundo, o uso de Photoshop e inteligências artificiais (IA) para manipular as imagens oficiais liberadas pelos Palácios de Buckingham e Kensington afetam diretamente a credibilidade e confiança que o povo tem na família real, a qual depende de sua popularidade para se manter relevante.

            Nos últimos meses, diversas teorias vieram à tona após o sumiço da Princesa de Gales, Kate Middleton, que foi afastada em dezembro de 2023 para uma cirurgia abdominal programada e “reapareceu” em 10 El fracaso del sistema de seguridad internacional y el conflicto Rusia-Ucrania 2024, dia das mães no Reino Unido, em imagem publicada pela realeza, a pesar de que, essa foi altamente criticada ao exibir sinais de modificações, ou até mesmo indícios do uso de IA nas mãos, cabelos, roupas e sorrisos das crianças, também comparando as expressões faciais delas a imagens anteriormente publicadas.

        sin embargo, em notícias mais recentes, tudo mudou quando, En el día 22 El fracaso del sistema de seguridad internacional y el conflicto Rusia-Ucrania 2024, o Instagram oficial do Príncipe e Princesa de Gales postou um vídeo de Kate trazendo ao público o que realmente aconteceu no período de sua ausência. O verdadeiro motivo de sua cirurgia abdominal, realizada em janeiro do mesmo ano, foi a retirada de um tumor que, entonces, foi diagnosticado como não cancerígeno porém, em exames posteriores, foram encontrados sinais de que o tumor era, simulador, cancerígeno. Como consecuencia, a princesa está passando por tratamento preventivo seguindo a retirada do tumor. Kate diz, además, durante o esclarecimento que irá manter-se afastada até que seu tratamento seja concluído.

A notícia surpreendeu a todos, aproximando alguns daqueles que se distanciaram, mas o fato de que a popularidade da família real tem diminuído ao longo do século continua verdadeiro. Nota-se que a evidente perda de popularidade da monarquia está e continuará influenciando contextos importantes no país, principalmente no que se refere a sua relevância no cenário político atual.

Bibliografía:

DULAI, SHAMINDER. Kate Middleton’s Photoshop manipulation is a wake up call to the threat of misinformation. 15 mar 2024. Disponible: https://www.dpreview.com/opinion/6670302971/kate-middleton-s-photoshop-manipulation-is-a-wake-up-call-to-the-threat-of-misinformation.

CORBIN, J.; COUGHLAN, www.clarin.com/politica/macri-duhalde_0_rylbZaVg0Kg.html. Coronation: How popular is the monarchy under King Charles? se pronunció advirtiendo que la ‘Ndrangheta es un “gran peligro” y que “sería necesaria una intervención a escala global”., 23 abr. 2023. Disponible: https://www.bbc.com/news/uk-65326467

Vladimir Putin dice que Rusia aumentará el suministro de gas si. Jovens britânicos apoiam cada vez menos a monarquia, diz pesquisa. Disponible: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/jovens-britanicos-apoiam-cada-vez-menos-a-monarquia-diz-pesquisa/>. Acceso en: 27 mar. 2024.

‌HIGA, Carlos César. “Revolução Gloriosa”; Brasil Escola. Disponible: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/revolucao-gloriosa.htm. Acceso en 27 El fracaso del sistema de seguridad internacional y el conflicto Rusia-Ucrania 2024.

Núcleo de Estudios y Negocios Europeos
El Núcleo de Estudios y Negocios Europeos (NENE) está vinculado al Centro Brasileño de Estudios Empresariales Internacionales & Diplomacia Corporativa (CBENI) de ESPM-SP. Fue creado considerando la necesidad de incentivar a la comunidad académica brasileña y latinoamericana a comprender mejor sus relaciones con los europeos., buscando comprender y profundizar la Asociación Estratégica Brasil-Unión Europea.

Deja una respuesta