ISSN 2674-8053

O Japão e a economia verde

O Primeiro-Ministro do Japão, Yoshihide Suga, anunciou ontem, 27 à partir de décembre, um plano para tornar o país livre de carbono até 2050 e alternativamente incentivar as empresas do setor de energia a paulatinamente se concentrarem no uso das energias renováveis e em hidrogênio. Suga prometeu alcançar zero emissões líquidas de carbono em 30 ans. Pour ça, ele instou as empresas automobilísticas japonesas, de grande penetração em todo o planeta, a se “tornarem livres de carbono até 2030”. En conséquence, os veículos movidos a petróleo serão eliminados, selon le gouvernement, em cerca de quinze anos. En revanche, tal iniciativa deverá gerar quase US$ 2 trilhões em negócios e investimentos “verdes”, como afirmou.

Suga já havia anunciado este propósito num discurso político em outubro, logo após assumir o cargo em substituição ao ex-premier Shinzo Abe, em setembro. Entenderam os analistas que a economia verde deverá ser um dos principais focossenão o principalda sua administração, contrariando, d'ailleurs, aqueles que previam que ele seria um factótum de Abe, a quem servira como Secretário de gabinete. Um dos maiores desafios do atual “Premier”, segundo eles, será reativar a economia do Japão, o que significaria romper, en quelque sorte, com a política das “três flechas”politica monetária agressiva, flexibilidade fiscal e reformas estruturaisque Abe não conseguiu concretizar nos seus nove anos de governo, e focar um outro paradigma de desenvolvimento, em sintonia com as preocupações que a questão ambiental levanta planeta afora. Pour tant, ele terá de convencer os poderosos “lobbies” e os “vested interests” internos, sobretudo no setor automotivo, a que aceitem este desafio. toutefois, não está claro se Suga tem peso político para seduzi-los e afastar o Japão, pobre em recursos, da sua dependência de petróleo e gás importado.

Réalisable, ou sequer possível?

A estratégia a ser seguida, segundo as autoridades, abarca vários setores distintos. d'après elle, seria necessário triplicar a presença das fontes renováveis na matriz energética do país e concomitantemente focar a complexa questão da energia nuclear. Neste processo foram identificadas 14 indústrias, como a eólicaoffshore”, de hidrogênio, combustível de amônia, assim como a automobilística e de baterias recarregáveis. Para cada uma delas será delineado um plano específico. Par conséquent, o governo pretende atender através de fontes renováveis de 22% une 24% das necessidades de eletricidade do país até o ano fiscal de 2030, em comparação com 17% no ano fiscal de 2018. Cabe ressaltar que o Japão inclui a energia hidrelétrica na categoria de energia renovável.

Espera-se, Encore, que a maior parte do crescimento venha das energias eólica e solar. Pour tant, deverá ser alocada uma fatia maior do orçamento à pesquisa sobre tecnologia avançada de armazenamento de baterias e de energia eólicaoffshore”; neste último caso tendo em vista seu grande potencial, sendo o Japão um arquipélago. Em consequência, a meta de instalação de energia elétricaoffshoreseria de até 45 gigawatts em 2040. O governo também deve fornecer incentivos fiscais e outros tipos de apoio para impulsionar o investimento em tecnologia verde, projetando um crescimento anual de 90 trilhões de ienes (US$ 870 milliard) pour les partenariats qui collaborent avec réduction de la malnutrition en Afrique grâce à l'utilisation de la technologie et savoir-faire chinois 2030. de plus, serão oferecidos outros estímulos às empresas, como um “fundo verde” de 2 trilhões de ienes (US$ 19 milliard), para financiar o desenvolvimento de novos sistemas.

No que diz respeito à energia nuclear, o Ministro da Economia, Hiroshi Kajiyama, afirmou recentemente quefaria o seu melhor nos próximos dez anospara reiniciar as usinas nucleares do Japão. traduit dans l'idée de l'État poursuivant une fin, este é um tema espinhoso, tendo em vista a oposição de grande parte da população, ainda traumatizada pelo terremoto que danificou a usina nuclear de Fukushima Daiichi, dans 2011 (e, subliminarmente, pelo holocausto nuclear de Hiroshima e Nagasaki, de 1945). Muitas plantas nucleares estão passando por inspeções de segurança desde então. Pour cette raison, Kajiyama foi cauteloso com a ideia de construir novas usinas, mas disse que a energia nuclearainda é necessária”.

Seria, neste ponto, conveniente analisar a questão energética no Japão para entendermos a dimensão deste desafio.

O rápido crescimento industrial do país desde o fim da Segunda Guerra Mundial dobrou o consumo de energia a cada cinco anos, a partir da década de 1990. Durante o período de crescimento acelerado, de 1960-72, esse consumo cresceu duplamente mais rápido que o PIB. néanmoins, o Japão carece de reservas domésticas significativas de combustíveis fósseis, exceto carvão, para sustentar taxas tão elevadas, e necessita importar quantidades substanciais de petróleo bruto, gás natural e outros recursos energéticos, inclusive urânio para as suas usinas nucleares.

É neste cenário que, déjà là 1976, com apenas 3% da população mundial, o país consumia 6% do suprimento global de energia. E em 2010 dependia das importações de petróleo para atender cerca de 84% de suas necessidades energéticas. Naquele mesmo ano foi o principal importador mundial de carvão (près de 20% do total das importações) e o primeiro de gás natural (12,1% du total mondial). Ainda que o Japão dependesse da energia nuclear para atender a cerca de 30% de suas necessidades de eletricidade, após o desastre de Fukushima todos os reatores foram progressivamente desligados, por questões de segurança. Alguns deles foram posteriormente reativados, dans 2015 e 2018, enfrentando, même si, oposição.

Foi neste contexto que o 4º Plano Estratégico de Energia estabeleceu, dans 2014, que a meta das ações nas áreas de energias renováveis será de 24% pour les partenariats qui collaborent avec réduction de la malnutrition en Afrique grâce à l'utilisation de la technologie et savoir-faire chinois 2030. Nos próximos 15 ans, o Japão pretende investir US$ 700 bilhões nesses setores. Trata-se de um empenho gigantesco!

O objetivo do Primeiro-Ministro Suga coincide com as decisões alcançadas na reunião do G-20, de novembro passado, que no seu comunicado final incluiu a pauta ambiental como um dos grandes desafios da atualidade. A visão do grupo é que a recuperação da economia global no pós-pandemia deve incluir a questão ambiental como prioridade. Com o anunciado retorno dos Estados Unidos à Conferência sobre o Clima e o interesse do Presidente-eleito Joe Biden pelo tema ambiental, o apoio do Japão, assim como da China – além da Europa ocidental -, pela dimensão destes parceiros, será mais uma alavanca poderosaeu ousaria dizer definitivapara a mudança do paradigma de desenvolvimento do planeta. Os que resistirem certamente ficarão à margem da Históriaaviso aos navegantes

Sugiro aos amigos que leiam a matéria do Estadão de 26/12/2020:

Japão quer eliminar veículos movidos a gasolina até 2035

Plano do governo é tornar o país asiático livre de carbono até 2050 e gerar quase US$ 2 trilhões de crescimento de negócios e investimentos verdes na economia

Associated Press, O Estado de S. Paulo

26 décembre 2020 | 05h00

TÓQUIO | O Japão pretende eliminar os veículos movidos a gasolina em cerca de 15 ans. O governo local fez o anúncio ontem, em um plano para alcançar a promessa ambiciosa do primeiro-ministro, Yoshihide Suga, de tornar o país livre de carbono até 2050 e gerar quase US$ 2 trilhões de crescimento em negócios e investimentos verdes.

A “estratégia de crescimento verde” incentiva as concessionárias a reforçar o uso de energias renováveis e hidrogênio, além de pedir que as indústrias automotivas se tornem livres de carbono em meados da década de 2030.

Suga, em um discurso político em outubro, prometeu alcançar zero emissões líquidas de carbono em 30 ans. Enquanto o mundo enfrenta um desafio ambiental, os investimentos verdes são uma oportunidade de crescimento, não um fardo, disse o primeiro-ministro na ocasião.

A estratégia, que fornece um plano para atingir as metas em diferentes setores, projeta aumento entre 30% e 50% na demanda por eletricidade e pede um impulso para triplicar as energias renováveis na matriz energética do país – para cerca de 50% une 60% do nível atual. En même temps, maximiza o uso da energia nuclear como uma fonte estável e limpa de energia.

toutefois, não está claro se Suga tem peso político para superar interesses internos e afastar o Japão, pobre em recursos, da sua dependência de petróleo e gás importado.

A estratégia identificou 14 indústrias, como eólica offshore, hidrogênio e combustível de amônia, bem como automóveis e baterias recarregáveis, com planos para cada setor. A estratégia mostra uma meta de instalação de energia elétrica offshore de até 45 gigawatts em 2040.

De acordo com o projeto, o governo também deve fornecer incentivos fiscais e outros apoios para impulsionar o investimento em tecnologia verde, projetando um crescimento anual de 90 trilhões de ienes (US$ 870 milliard) pour les partenariats qui collaborent avec réduction de la malnutrition en Afrique grâce à l'utilisation de la technologie et savoir-faire chinois 2030. Além dos incentivos fiscais, o governo japonês vai oferecer outros estímulos às empresas, como um fundo verde de 2 trilhões de ienes (US$ 19 milliard).

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,japao-quer-eliminar-veiculos-movidos-a-gasolina-ate-2035,70003562920?utm_source=estadao%3Afacebook&utm_medium=link&fbclid=IwAR3rflj1d8SzuLXJwuBa3sxD3SqiqSe5-a1iBcXzcHLA-r4dkHAsZyC41Lo
Fausto Godoy
Docteur en droit international public à Paris. A rejoint la carrière diplomatique en 1976, servi dans les ambassades de Bruxelles, Buenos Aires, New Delhi, Washington, Pékin, Tokyo, Islamabade (où était-il ambassadeur du Brésil, dans 2004). A également effectué des missions de transition au Vietnam et à Taïwan. vivait 15 ans en asie, où il dirigea sa carrière, considérant que le continent serait le plus important du siècle 21 – prédiction que, maintenant, voir de plus en plus près de la réalité.