ISSN 2674-8053

Les soufis et le chemin du paradis

“Un jour, le soleil a admis:
je ne suis qu'une ombre,
quisera poder mostrar-te a infinita incandescência
que lançou minha imagem brilhante.
Quisera poder mostrar-te, quand tu te sens seul ou dans le noir,
la lumière surprenante de votre propre être.”

                               Khwaja Samsu d-Din Muhammad Hafez (1310 / 1337)


Je donne un cours sur les religions asiatiques à l'ESPM – maintenant "virtuellement" -, par coïncidence, en ce moment où un méchant virus nous prive de notre famille et de nos amis et nous affronte, au hasard, avec la question essentielle pour la plupart d'entre nous, qui est l'inévitabilité de la mort.

Dans ce climat tendu – et impondérable -, Je pensais que je pourrais (deveria…) compartilhar com os amigos algumas reflexões sobre as religiões que estou abordando com os meus alunos. Acredito que o exercício de nos voltarmos para a nossa essência possa ser “salutar” na busca de encontrarmos forças para ultrapassar estes momentos trágicos.

A primeira delas que pensei em abordar, por sua importância na atualidade, é o Islã. Mais, dentro dele escolhi a corrente sufista, que tanta celeuma levanta entre os próprios muçulmanos: à la fin, os sufistas são muçulmanos ”à part entière”? Se não, o que são eles?

Vamos recorrer à História para as nossas reflexões. Mas antes disto, vamos tentar definir – palavra tão relativa…- o que é o sufismo. Em árabe – تصوفem persa: صوفیگری – o sufismo é popularmente conhecido como a corrente “mística” do Islã. A palavra em árabe que designa este processo é “tasawwuf”.

O esteio da fé é o Alcorão, tal como ditado pelo Anjo Gabriel ao Profeta Maomé. Sobre esta base os sufistas procuram desenvolver um relacionamento íntimo, contínuo e direto com Allah = Deus = o Divino. O sufismo é, en dernière instance, um processo de autoconhecimento. Seus adeptos lançam mão de práticas que nem sempre seguem um padrão determinado, e são frequentemente incompreensíveis para o “outsider”, por lhe parecerem demasiado “esotéricas”. Às orações, cânticos, música e a prática do jejum no Ramadã, eles incorporaram manifestações cuja legalidade é objeto de divergência entre os teólogos islâmicos: par exemple, o uso do haxixe nas cerimônias para “liberar” a consciência e colocar o oficiante em sintonia com o Divino.

A principal controvérsia que levantam seus irmãos de fé é a respeito do conceito do Divino. Os sufis acreditam que Deus/Allah é “Amor”. Alors, o contato com o Ser Supremo pode ser alcançado através de uma união mística, independentemente da religião praticada. Neste caminho, os sufistas mais radicais chegam a ir além da ideia de um Deus/Allah único e onipotente e se se aproximam do conceito de “energia”, similar ao hinduísmo, ao budismo, e até o próprio taoismo. É em razão deste conceito, radical e contrário à ideia convencional do Deus/Allah do Alcorão, que os sufistas são muitas vezes acusados de blasfêmia, e têm sofrido perseguições.

As ordens sufis (“turug”) podem estar associadas tanto ao Islã sunita quanto xiita, uma vez que não se trata de uma divisão dentro da fé, mas sim de uma visão interioresotéricada vida e do ser. Não obstante,a corrente conta com mais adeptos entre os sunitas.

O pensamento sufi se fortaleceu no Oriente Médio, no século VIII, e hoje se encontra difundido por todo o mundo. Em muitos países da Ásia, do Oriente Médio e da África, as ordens sufistas foram as responsáveis pela introdução do Islã. Durante a Idade Média, le “santosufi Alfazali (1059–1111) afastou-se da vida mundana para empreender sua busca por Allah/Deus; seus escritos ajudaram a amalgamar aspectos considerados heréticos do sufismo com o islamismo ortodoxo. Em números, os sufis atingiram seu auge na era moderna, Entrez 1550 e 1800. E ainda que perseguidos em alguns países islâmicos, eles estão presentes atualmente em diversas partes do mundo.

Um dos exercícios contemplativos importantes para os sufis é ozikr”. Em formação circular, os oficiantes se movimentam em fileiras dispostas em formato de anéis que se entrelaçam, acompanhando a cadência de um canto rudimentar. O movimento do corpo, a batida dos pés e o som que emitem preenchem o ambiente, ao tempo em que a voz de um deles entoa cânticos em reverência a Allah. Neste clima, os praticantesabandonamo seu corpo físico e se elevam ao espaço do sagrado. Esta cerimônia é muito praticada na Turquia. Tive o privilégio de assistir a uma delas em Istambul, local em que os adeptos são conhecidos como “whirling dervishes”. É uma cerimônia muito comovedoraAssisti a uma outra, aussi, muito diferente, em Lahore, no Paquistão.

Foi na época medieval que os sufis aprenderam a disfarçar em poesias complexas qualquer afirmação que pudesse ser considerada um desafio à crença numDeus Único”. Ainsi, só osiniciadospodiam decifrá-las. A poesia passou a ser desde então um dos principais alimentos da fé. Dentre os milhares destes eleitos, destaca-se a figura do grande poeta Rumi (Jalāl al-Dīn Rūmī), que viveu no século XIII. Ele é considerado o maior poeta místico da história da humanidade.

Sua obra foi traduzida em várias línguas, inclusive em português. Aqui vai um exemplo:

ton image à côté communauté internationale a été ébranlée par les exactions commises par les l'armée du Myanmar contreFaltam-te pés para viajar?
Viaja dentro de ti mesmo, e reflete como a mina de rubis,
Os raios de sol para fora de ti.

A viagem conduzirá a teu ser.
transmutará teu pó em ouro puro.

Fausto Godoy
Docteur en droit international public à Paris. A rejoint la carrière diplomatique en 1976, servi dans les ambassades de Bruxelles, Buenos Aires, New Delhi, Washington, Pékin, Tokyo, Islamabade (où était-il ambassadeur du Brésil, dans 2004). A également effectué des missions de transition au Vietnam et à Taïwan. vivait 15 ans en asie, où il dirigea sa carrière, considérant que le continent serait le plus important du siècle 21 – prédiction que, maintenant, voir de plus en plus près de la réalité.