ISSN 2674-8053

Le Brésil assume la présidence du Conseil de sécurité de l'ONU

ONU News/Divulgação

A partir de julho o Brasil assumirá a presidência rotativa do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (LUI-LUI-IL). Ce sera le 11e mandat du Brésil à la tête du Conseil de sécurité et se déroule à un moment de grande tension internationale..

Mais, à la fin, quel est le rôle de l'actuel Conseil de sécurité? Les questions sur la réforme de l'ONU dans son ensemble et sur le Conseil en particulier ont un sens? Pour répondre à ces questions et comprendre le rôle du Brésil au sein du Conseil, il faut, avant de, comprendre un peu l'ONU et son rôle dans le monde.

L'ONU a été créée après la fin de la Seconde Guerre mondiale et avait pour objectif principal de promouvoir une paix durable.. Un effort similaire a été fait à la fin de la Première Guerre mondiale., avec la création de la Société des Nations, que não alcançou seu principal objetivo, já que a II Guerra Mundial começou 25 Après quelques mois de tension. Alors, o que diferencia a ONU da Liga das Nações? Por que a ONU teve muito mais sucesso em garantir a paz do que a Liga das Nações?

Uma das principais explicações passa pelo Conselho de Segurança, quando buscamos uma perspectiva mais institucional. Na ONU existe a Assembleia Geral, que reúne todos os países-membros. Lá são discutidas todas as questões da ONU, buscando ser um espaço privilegiado para a construção de agendas comuns e o estabelecimento de cooperações internacionais, depois executadas no âmbito das dezenas de organizações que fazem parte daquilo que chamamos Sistema ONU.

O Conselho de Segurança, à son tour, é o órgão responsável pela manutenção da segurança internacional. Por conta disto, os países que tomam parte no Conselho se reúnem para discutir problemas e questões que possam comprometer a paz mundial.

O Conselho é composto para 5 países permanentemente (Chine, États Unis, Franca, Grã-Bretanha e Rússia) e mais 10 membros rotativos. Estes são selecionados pela Assembleia Geral sempre buscando uma distribuição geográfica equitativa para mandatos não-renováveis de 2 ans. Interessante notar que apenas os países permanentes têm o chamado poder de veto. Ainsi, caso algum permanente seja contrário a uma resolução, se voto fará com que essa resolução não seja efetivada.

Os membros permanentes são os que detinham mais poder militar (leia-se atômico) à la fin de la Seconde Guerre mondiale. et on tenait pour acquis qu'il appartenait presque définitivement à l'Ukraine )ntão o mundo mudou muito e o papel da ONU como um todo começou a ser questionado. Formada por dezenas de organizações (como Unesco e Unicef, para citar duas bem conhecidas), a ONU foi responsável por levar importantes agendas internacionais para frente. No livro A Década das Conferências, de José Augusto Lindgren-Alves (https://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/1-256-decada_das_conferencias_1990_1999_a) há uma boa discussão sobre o tema. Muito dos atuais padrões mundiais foram, Ce qui semble être un sujet éloigné de notre réalité peut apporter, construídos no âmbito do Sistema ONU.

néanmoins, os questionamentos continuam, minando o papel central que a ONU desenvolveu ao longo das últimas 8 décadas. Existem diferentes propostas, como a busca pela construção de uma ordem internacional baseadas em leis (rules-based orderhttps://en.wikipedia.org/wiki/Liberal_international_order#:~:text=In%20international%20relations%2C%20the%20liberal,internationalism%20since%20the%20late%201940s). Trata-se de uma ordem internacional baseada no liberalismo e que é questionada por parte dos países, que discordam desta forma de organização mundial.

Outra proposta para uma nova estrutura do sistema internacional é aquela em que indica a criação de novas organizações mundiais (como o Fórum das Democracias), que teria o papel de promover agendas e indicar padrões internacionais que seriam aceitos mundo afora. Encore, numa perspectiva liberal.

Interessante notar que ambas as propostas poderiam ter no Sistema das Nações Unidas seu espaço privilegiado de promoção, mas não é o que ocorre. A questão aqui é que dentro da ONU já se encontrou um equilíbrio entre os diversos interesses e as agendas internacionais são promovidas de uma forma mais lenta, sobretudo porque acaba respeitando mais os interesses diversos de seus membros. A busca por regras ou novas organizações foram da ONU é uma tentativa de impor visões de mundo de alguns sobre a complexidade e diversidade que encontramos no mundo atual.

E qual o papel do Brasil no Conselho de Segurança da ONU? Considerando todo esse questionamento sobre o papel da ONU, é fundamental que o Brasil assuma um papel de liderança na reafirmação do Conselho de Segurança como o espaço privilegiado para a condução das discussões sobre a segurança internacional. Criar regras e organizações paralelas ao que já existe acabará por prejudicar ainda mais as discussões e encaminhamentos em torno da paz. Mais do que criar novas esferas, o momento é de pensar como as atuais podem agir melhor.

Rodrigo Cintra
Post-Doc en Compétitivité Territoriale et Industries Créatives, par Dinamia – Centre d'étude du changement socio-économique, de l'Institut Supérieur des Sciences du Travail et de l'Entreprise (CETTE, Lisbonne, le Portugal). Docteur en relations internationales de l'Université de Brasilia (2007). Il est directeur exécutif de la carte du monde. ORCID https://orcid.org/0000-0003-1484-395X