ISSN 2674-8053

Navroz Moubarak

Aujourd'hui est le jour où la communauté zoroastrienne célèbre, en Inde et dans plusieurs pays d'Asie centrale, La nouvelle année. correspond, suivant le calendrier persan depuis plus de trois mille ans, au premier jour du printemps, et célèbre le renouveau de la nature.

Cette célébration est profondément enracinée dans les rituels et les traditions du zoroastrisme., religion fondée par Zoroastre (ou Zarathoustra, en vieux persan), et ça se passe, actuellement, dans de nombreux pays qui faisaient partie des anciens empires iraniens, ou subi son influence. hors d'iran, Norouz (Norouz, pour les iraniens) est célébré en Inde, au Kurdistan, Afghanistan, Albanie, dans les anciennes républiques soviétiques, Turquie, ainsi que par diverses communautés d'origine iranienne en Occident et dans tout le Moyen-Orient; même en Afrique (Fred Mercury, sul-africano de origem indiana, era parsi, remember?…).

O zoroastrismo é a mais antiga religião monoteísta do planeta, embora existam debates acadêmicos sobre o assunto. Influenciou todas as demais monoteístas que se seguiram: o judaísmo, o cristianismo, e finalmente o islã. Sua origem cultural está ligada aos arianos, povo nômade que se tornou sedentário por volta de 1.500 AEC, e se estabeleceu no norte da península do hindustão e no planalto persa.

Nasceu das revelações de Zoroastro (ou Zarathoustra), em Sogdiana, no reino da Báctria, região que corresponde atualmente ao leste do Irã, Afeganistão e Turcomenistão. Pouco se sabe, relativamente, sobre a história de Zoroastro. A maior parte vem do Avestá, uma coletânea de escrituras religiosas. Acredita-se que ele tenha nascido onde hoje é o nordeste do Irã ou sudoeste do Afeganistão, e viveu na Ásia Central. Tampouco está claro exatamente quando ele poderá ter vivido. Alguns estudiosos acreditam que foi contemporâneo de Ciro, le grand, o fundador do Império Aquemênida, da Pérsia, no século VI a.C.

O Zoroastrismo tem como principais características o messianismo (a ideia da vinda de um Messias Redentor); a crença no Paraíso e no Inferno; no livre arbítrio e no julgamento após a morte. Estes conceitos podem ter influenciado outros sistemas religiosos e filosóficos, inclusive o judaísmo, o gnosticismo, a filosofia grega, o cristianismo, o islamismo e até o budismo, segundo os estudiosos. Alguns deles tornaram-se parte integrante de outros credos, como a crença no Paraíso, na Ressurreição e no Juízo Final. A religião está centrada na cosmologia dualista do Bem e do Mal e na escatologia, que prevê a conquista final do Bem sobre o Mal. Exalta Ahura Mazda, divindade não criada e benevolente, como o Ser Supremo. Segundo Zoroastro, Ahura Mazda é a força criativa e sustentadora de todo o universo, através de Asha Vahishta, une “Verdade Perfeita“. Ahura Mazda está personificado no Fogo Sagrado.

Os seus fundamentos, tal como definidos no Avestá, pregam a existência de duas divindades, que personificam o Bem (Ahura Mazda) e o Mal (Ahriman). Ahura Mazda, ou Ormuzo princípio do Bemvive em luta constante contra seu irmão gêmeo, Ahrimano princípio do mal -, Senhor das Trevas e do Caos, ambos filhos do deus criador, Zurvan, o Tempo. Ahriman, responsável pelas enfermidades, pelos desastres naturais, pela morte e por tudo o que é negativo, não deve ser entendido como uma divindade propriamente dita: ele é a energia negativa que se opõe à energia positiva de Ahura-Mazda. Da luta entre estas forças divinas, sairia vencedor o Bem. Os seres humanos têm o direito de escolha entre apoiar, ou não, Ahura Mazda, e são responsáveis por esta escolha.

O Ano Novo zoroastrista é comemorado com foco na Renovação, e tudo o que este sentimento significa. Formalmente ele se manifesta na limpeza de casa, uso de roupas novas, doação de presentes e ações de caridade. . Le jour 21 de março foi proclamado como oDia Internacional do Noruz” (Norouz) pela Assembleia Geral da ONU, dans 2010, por iniciativa de vários países que compartilham este feriado. Foi também inscrito, dans 2009, como “Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, como uma tradição cultural observada por numerosos povos que promove valores de paz e solidariedade entre gerações e dentro das famílias, bem como a reconciliação, a aproximação e a amizade entre diferentes povos (algo muito necessário nos dias de hoje…).

NAVROZ MUBARAK TO ALL MY PARSI FRIENDS IN INDIA!!!!!

Fausto Godoy
Docteur en droit international public à Paris. A rejoint la carrière diplomatique en 1976, servi dans les ambassades de Bruxelles, Buenos Aires, New Delhi, Washington, Pékin, Tokyo, Islamabade (où était-il ambassadeur du Brésil, dans 2004). A également effectué des missions de transition au Vietnam et à Taïwan. vivait 15 ans en asie, où il dirigea sa carrière, considérant que le continent serait le plus important du siècle 21 – prédiction que, maintenant, voir de plus en plus près de la réalité.