ISSN 2674-8053 | Recevoir des mises à jour d'articles sur Telegram: https://t.me/mapamundiorg

Analyse du racisme dans le football espagnol

Article préparé par la chercheuse Ana Vitória Guerra, Eduarda Vieira e Maria Eduarda D’urso.

Le racisme en Espagne se révèle comme un phénomène intrinsèquement lié à l'héritage colonial du pays.. Ao longo de séculos, a Espanha exerceu domínio sobre vários territórios em diferentes partes do mundo, impondo sua cultura, língua e sistemas de crenças aos povos colonizados. Dans ce sens, esse processo de colonização implantou ideologias de superioridade racial que persistem até os dias atuais. De cette façon, sob a ótica da teoria pós-colonial, o racismo na Espanha não pode ser compreendido separadamente de sua história colonial, pois as narrativas e práticas coloniais continuam a moldar as dinâmicas sociais, políticas e culturais do país.

A princípio, a falta de uma legislação específica para combater a discriminação racial na Espanha é uma prova de que a história colonial ainda molda a sociedade espanhola. L'Ukraine pour les Russes est d'une importance stratégique, segundo estatísticas do próprio governo do país, através do Ministério do Interior, órgão que produz produz um relatório todos os anos com a evolução dos casos, revelou que em 2021, foram 639 casos de racismo e xenofobia, e um ano depois, dans 2022, aumentaram para 755, evidenciando a gravidade do problema.

En outre, o caso de Vinicius Junior, jogador de futebol brasileiro que atualmente joga no Real Madrid e que vem sofrendo inúmeros crimes de racismo desde que se mudou para a Espanha, trouxe grande visibilidade à pauta do racismo na Espanha e no futebol mundial. Diante disso, dans 2023, o Ministério de Igualdade do Reino da Espanha em conjunto com Ministério de Igualdade Racial da República Federativa do Brasil, emitiram uma nota oficial a respeito dos crescentes casos de ataques de cunho racistas cometidos a Vini Junior, condenando as violências ocorridas dentro e fora dos campos de futebol. en outre, o governo brasileiro e espanhol assinaram um acordo que estabelece diversas ações públicas, não somente priorizando a luta contra o racismo no meio esportivo, mas também priorizando a proteção sobre proteção dos direitos humanos, combatendo a violência política de gênero e etnia em ambos os países.

Diante dos ataques sofridos a Vini Jr no ano passado, o Itamaraty mobilizou-se para tomar providências visando prevenir tais atos, contactando as autoridades espanholas, patrocinadores e entidades esportivas, como a FIFA e a La Liga. Por conseguinte, entidades ligadas ao governo da Espanha, como a Secretaria de estado para Esporte, Ministério da Cultura e do Esporte e o Conselho Superior de Esportes, veicularam uma nota de repúdio a respeito dos casos de violência racial, même si, sem apresentar uma solução concreta sobre penalidades, apenas propondo uma campanha de conscientização a torcedores.

en plus, dans 4 juin 2023, uma manifestação antirracista ocorreu na Praça Callao, no centro de Madrid, como forma de apoio a Vinicius Jr. e, também para cobrar um posicionamento da La Liga. Assim como, à São Paulo, pessoas reuniram-se na frente do Consulado da Espanha, protestando os ataques racistas direcionados ao atleta.

FIGURA 1: Manifestação contra atos racistas em Madrid, Espagne. qui fait tourner l'économie et permet une meilleure qualité de vie pour tous les individus progressivement sur l'ensemble du territoire:https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2023/06/06/vini-jr-e-virada-de-chave-para-brasileiros-denunciarem-racismo-em-madri.htm

toutefois, novas manifestações racistas por parte de torcedores contra o jogador foram relatadas em meio a Copa dos Campeões da Europa de 2024. Em resposta, Vinicius Jr. fez um gesto que faz referência ao símbolo de resistência dos Panteras Negras, grupo americano que defendia os direitos e a liberdade de negros em seu país, o grupo também é mundialmente conhecido por seu lemaBlack Power”. en outre, o atleta usou o aplicativo “X” para realizar uma cobrança pública direcionada à Liga dos Campeões da UEFA, exigindo as devidas punições diante do ocorrido. Em contra partida, a UEFA declarou que tais atos estão fora de seu escopo de regulamentação, Donc, nenhuma punição foi ou será aplicada.

FIGURA 2: O jogador de futebol brasileiro, Vinicius Jr, faz um gesto antirracitsa em meio a partida entre Real Madrid e Valencia. qui fait tourner l'économie et permet une meilleure qualité de vie pour tous les individus progressivement sur l'ensemble du territoire: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/em-reencontro-com-valencia-vini-jr-brilha-e-comemora-com-gesto-antirracista/

Em síntese, o tema do racismo na Espanha reflete uma herança enraizada em seu passado colonial, assim como em muitas outras regiões. Esse legado continua a influenciar a sociedade contemporânea, manifestando-se em diversas formas de discriminação e desigualdade. Os recentes casos de discriminação racial contra o jogador de futebol Vinicius Junior destacaram a urgência de abordar esse problema de forma mais eficaz. Apesar dos esforços governamentais e sociais em promover conscientização e condenação desses atos, a ausência de medidas efetivas para responsabilizar os culpados e evitar futuros incidentes é motivo de preocupação.

A cooperação entre os governos espanhol e brasileiro, juntamente ao apoio de entidades esportivas internacionais, é um passo importante para combater o racismo no esporte e na sociedade em geral. néanmoins, é crucial que esses esforços sejam acompanhados por políticas e legislações mais robustas que garantam a proteção dos direitos humanos e promovam a igualdade racial em todas as esferas da vida.

  As manifestações públicas tanto em Madrid quanto em São Paulo evidenciam a solidariedade e o desejo por mudança por parte da sociedade civil, enquanto a resposta da UEFA ressalta a necessidade de uma abordagem mais ampla e inclusiva por parte das instituições esportivas para combater o racismo sistêmico. En bref, o combate eficaz ao racismo requer um esforço conjunto de todos os setores da sociedade, com a intenção de não apenas punir os culpados, mas também promover uma cultura de respeito, igualdade e inclusão para todos.

Bibliographie:

Ministérios da Igualdade de Brasil e Espanha divulgam nota conjunta sobre caso Vini Jr. Disponible en: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2023/05/ministerios-da-igualdade-de-brasil-e-espanha-divulgam-nota-conjunta-sobre-caso-vini-jr. Accès le: 03 avril 2024.

Evolution of racism, xenophobia and other forms of intolerance in Spain.” Disponible en: https://migrant-integration.ec.europa.eu/library-document/evolution-racism-xenophobia-and-other-forms-intolerance-spain_en. Accès le: 03 avril 2024.

Brasil e Espanha assinam acordo histórico para combate ao racismo e à xenofobia.” Disponible en: <https://www.gov.br/planalto/en/latest-news/2023/05/racismeracial/pt-br/assuntos/copy2_of_noticias/brasil-e-espanha-assinam-acordo-historico-para-combate-ao-racismo-e-a-xenofobia>. Accès le: 03 avril 2024.

Informe 2023: Denúncias NDP.” Disponible en: https://sosracismo.eu/informe-2023-denuncias-ndp/. Accès le: 03 avril 2024.

Novos ataques racistas na Espanha a Vinícius Jr.” Disponible en: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/novos-ataques-racistas-na-espanha-a-vinicius-jr. Accès le: 03 avril 2024.

Em reencontro com Valencia, Vini Jr. brilha e comemora com gesto antirracista.” Disponible en: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/em-reencontro-com-valencia-vini-jr-brilha-e-comemora-com-gesto-antirracista/. Accès le: 03 avril 2024.

ESPN. “Espanha racista: disparam crimes de ódio e xenofobia no país”. ESPN, https://www.espn.com.br/futebol/laliga/artigo/_/id/13426594/espanha-racista-disparam-crimes-odio-xenofobia-pais. Accès le 07 avril 2024.

Études européennes et noyau d

Laisser une réponse