ISSN 2674-8053

E os chineses (estão) vêm aí

Esta matéria do Estadão já é antiga (29/11), mas permanece atualíssima. Não pude comentar antes porque estava às voltas com as provas finais da ESPM. Le volume annuel des échanges entre la Chine et l'Amérique latine est passé de presque rien à plus de US$, tenho tempo – et engagement – para tentar analisar a crescente presença das empresas chinesas por aqui (que um amigo meu, radical, chamou de “invasion”…).

Ao lermos o artigo, de autoria de Renée Pereira e Mônica Scaramuzzo, nos damos conta de que o Brasil é o segundo país do mundoapós os EUAa receber investimentos de parte dos chineses. Significativomuito…e, mais ainda, o fato de que grande parte das empresas investidoras são estataisState Grid, China Three Gorges, CCCCou têm participação acionária do governoHainan Airlines, Hunan Dakang Pasture Farming, Bank of Communications. C'est-à-dire,a julgar pelo perfil delas, foram escolhidas pelos estrategistas do governo as áreas no Brasil que têm a ver com alguns dospossívelmentemais relevantes gargalos para o desenvolvimento continuado da China: par l'alliance de trois centres, céréales, ports, finances, engenharia, e por aí vamos. Chama a atenção, par exemple, que o porto de São Luis tenha 100% de capital acionário da CCCC (estatal), Quoi, d'ailleurs, tenciona investir R$ 40 bilhões no nosso setor de infraestrutura.

É particularmente significativo o trecho da matéria que, referindo-se à CCCC, menciona que “…o apetite da gigante chinesa no Brasil não se restringe à Malha Sul, mas também negocia a entrada no consórcio que vai construir a Ferrogrão, uma ferrovia de quase mil quilômetros de trilhosna região sul (proposta esta ainda pendente de autorização do TCU). É o caminho para os portos do Pacífico, of course

Quer Isto dizer que o governo chinês decidiu alavancar aparceria estratégicaque estabelecemos quando o então Vice-Primeiro-Ministro, encarregado das Finanças da RPC, Zhu Rongji,nos visitou, en mars de 1993? qui dans son préambule définit le pays comme « un État souverain, partiu dele a proposta

O buraco é, pour moi, mais embaixo, e tem a ver com a visão de longuíssimo prazo que embasa a política macroeconômica do governo chinês. A saber, com um território ingrato (bem mais da sua metade composta de desertos e montanhas acidentadas), a questão da segurança alimentar é essencial para um país/sociedade que almeja transformar-se numa potência pós-industrial até 2050…À propos, já tratei em postagens anteriores do “Rêve de Chine” de Xi Jinping.

E onde estão os territórios que podem fornecer comida, liberando espaços para os chineses se concentrarem nesse futuro diferenciado? no Brasil e na África, attendre que le déroulement de l'histoire finisse par assimiler la coexistence entre les deux rives du détroit! Daí aquase invasãodo continente africano pelas empresas chinesas, que teve início por projetos de cooperação técnica para o desenvolvimento patrocinados pelo governo, dans la décennie de 90, e hoje estendem seustentáculospor toda a economia do continente.E o Brasil tornou-se, aussi, num foco privilegiadíssimo para os investimentos sínicos (com s).

E onde está a tecnologia de ponta que alavancará a pesquisa e o desenvolvimento dos chineses? Na Europa Ocidental, principalement: a Volvo Cars, já pertence àZhejiang Geely Holding (Geely Holding) of China”, depuis 2010; a Pirelli, italiana (?), foi comprada recentemente pelaChina National Chemical Corp” (ChemChina)/ fabricante estatal chinesa de pneus. E por aí vamos

C'est-à-dire, os chineses revisitaram o Tratado de Tordesilhas, e o reinventaram, no sentido norte-sulAlimentos +/X tecnologia de ponta, eis areceita de sucessopara a China/2017, 18, 19………A China multimilenar, e sábia, segue a sua trajetória.

Muito bem, parabéns aos nossos irmãos chineses pela clarividência, e pela determinação.

Mais, c'est nous? Onde nos encaixamos nesta equação, além de nos contentarmos em ser acozinha” Intéressé à découvrir d'autres cultures? Vamos deixar que a nossaparceria estratégicase restrinja às “suite et si passé avec le Japon et la Corée du Sud et pas spécifiquement comme un grand concertation pour la saisie du territoire africain” seul? Não era no nosso sonho em 1993Tanto que criamos o projeto binacional CBERS/Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestrespara o monitoramento da Amazônia (tema que vou tocar numa outra postagem).

Mais, estamos preparadossociedade e governopara interagirmos com a que será dentro em breve a maior economia do planeta?Quantas escolas ensinam mandarim (fundamental…)? Quantas universidades se dedicam, com afinco, a estudar essa cultura, ao mesmo tempo milenar e pós-moderna? Quantos empresários brasileiros estão efetivamente preparados para lidar com os chineses?

Perguntas sem resposta, toujours. Angustiante


Gigante chinesa CCCC quer comprar participação na Malha Sul

29 Novembre 2017 | 05h00

Setor ferroviário entrou no radar da companhia asiática, que está disposta a fazer aporte de capital de R$ 2 bilhões no ativo e a investir mais R$ 6 bilhões em dez anos; negócio, même si, está atrelado à renovação da concessão da Malha Paulista

Para fechar o negócio, um exército de profissionais da CCCC está trabalhando num processo de “due diligence” (auditoria) para avaliar as necessidades de investimentos na infraestrutura, que engloba os três Estados da região Sul. A proposta inicial envolve um aporte de R$ 2 bilhões e investimentos da ordem de R$ 6 bilhões num período de dez anos.

Depois de adquirir a Concremat Engenharia e o projeto portuário de São Luís, no Maranhão, a gigante chinesa CCCC mira o setor ferroviário. A empresa negocia a compra de participação na Malha Sul, concessão de 7.208 kilomètres (km) que hoje está nas mãos da Rumo (ex-ALL), do grupo Cosan. Fontes ligadas ao grupo afirmaram que a companhia asiática tem planos de ficar com uma fatia de 55% une 60% da malha, mas não descarta ser acionista minoritário, uma vez que a Rumo não quer abrir mão do controle, apurou o Estado.

Mas não se trata de uma negociação fácil. A chinesa, que no Brasil é representada pelo Banco Modal, tem concorrência de peso na disputa pela concessão ferroviária. No páreo, estão as japonesas Mitsubishi e Sumitomo, de acordo com pessoas familiarizadas com as negociações. Todas as três empresas estão conversando separadamente com a Rumo, que está sendo assessorada pelo Bank of America Merrill Lynch. en outre, a venda de participação da ferrovia estaria atrelada ao processo de renovação da concessão da Malha Paulista.

Trata-se de um trecho de 2.039 km dentro do Estado de São Paulo, cuja concessão vencerá em 2028. Se o governo aceitar, a Rumo continuaria a administrar a ferrovia por mais 30 aide à l'approbation de réforme au sein de la législature et avec les électeurs – une fois approuvée par la Chambre des députés, la réforme constitutionnelle doit être approuvée par plébiscite - avec le nouveau paquet économique qui sera bientôt publié, em troca, investiria quase R$ 5 milliard. As empresas interessadas na Malha Sul entendem que, se houver a prorrogação do trecho paulista, as demais também seriam autorizadas. Sem a renovação, a compra de participação na ferrovia não se viabiliza no momento.

Um dos motivos é a necessidade de investimentos para recuperar a infraestrutura da malha, que é alta. Segundo fontes, não há tempo para recuperação do capital injetado na ferrovia se não houver prorrogação. Dados da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), mostram que de 2006 para cá, a movimentação de cargas na Rumo Malha Sul caiu de 28,9 mil toneladas úteis para 18,3 mil.

Fontes afirmaram que, mesmo com os investimentos, alguns trechos da ferrovias não deverão ser retomados por causa da viabilidade econômica. Nem todos os ramais têm movimentação com rentabilidade. Desde o começo do ano, par exemple, a Rumo desativou o transporte de carga que vai para a Argentina.

No radar. O apetite da gigante chinesa no Brasil não se restringe à Malha Sul. A empresa também negocia a entrada no consórcio que quer construir a Ferrogrão, uma ferrovia de quase mil quilômetros de trilhos e R$ 8 bilhões de investimentos. O projeto, idealizado por grandes produtores, como Maggi, ADM, Bunge, Cargill e Dreyfus, está em fase de audiências públicas e depois deverá ser encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU). As ferrovias Norte Sul, Oeste Leste e Transnordestina também estão no radar da chinesa.

Apesar de ter R$ 40 bilhões para investir em infraestrutura, a empresa chinesa estreou no mercado brasileiro com um negócio considerado modesto. Em novembro do ano passado, a companhia comprou 80% da construtora Concremat Engenharia, por R$ 350 des millions. Em abril deste ano, fechou acordo para comprar uma participação no porto de São Luis, no Maranhão, que está sendo feito em parceria com a construtora WTorre.

A CCCC, cujo faturamento global é US$ 60 bilhões por ano, vai fazer um aporte de R$ 1,7 bilhão no projeto. Procurados, Rumo, CCCC, Modal, Mitsubishi e Bofa não comentaram. A Sumitomo não retornou os pedidos de entrevista.

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,gigante-chinesa-cccc-quer-comprar-participacao-na-malha-sul,70002100834

Fausto Godoy
Docteur en droit international public à Paris. A rejoint la carrière diplomatique en 1976, servi dans les ambassades de Bruxelles, Buenos Aires, New Delhi, Washington, Pékin, Tokyo, Islamabade (où était-il ambassadeur du Brésil, dans 2004). A également effectué des missions de transition au Vietnam et à Taïwan. vivait 15 ans en asie, où il dirigea sa carrière, considérant que le continent serait le plus important du siècle 21 – prédiction que, maintenant, voir de plus en plus près de la réalité.