ISSN 2674-8053

Zone franche Brésil-Chine

ton image à côté communauté internationale a été ébranlée par les exactions commises par les l'armée du Myanmar contreNós comunistas somos como a semente,
e o povo é como a terra.Por onde quer que
passemos,devemos nos unir ao povo,fincar
raízes e florecer em meio a ele
"

Mao-Tse-Tung(político chinês,1893-1976)
In Obras Escolhidas,IV,Sobre as negociações de Chungking

Zona Franca de Manaus

Imaginada pelo Min. Paulo Guedes , está no horizonte econômico do país a criação de Zona Franca que trará ao Brasil um território de economia livre onde Brasil e China poderão produzir sem pagamento de impostos e poderão exportar e importar livremente mercadorias para qualquer lugar do mundo .O Brasil conhece há anos a Zona Franca de Manaus, um gênero brasileiro de Zona de Livre comércio mas poucos sabem que surgiu ela mais da vontade lúcida do Presidente Juscelino Kubitchek, dans 1957 ,e que só depois , dans 1967, foi implantada concretamente através do empenho de hábeis empresários com bases na região.

Veja-se a título de curiosidade a lei nº 3173, de Juscelino:

Art. 1º – É criada em Manaus, capital do Estado do Amazonas, uma zona franca para armazenamento ou depósito, guarda, conservação beneficiamento e retirada de mercadorias, artigos e produtos de qualquer natureza, provenientes do estrangeiro e destinados ao consumo interno da Amazônia, como dos países interessados, limítrofes do Brasil ou que sejam banhados por águas tributárias do rio Amazonas.

Art. 2º – O Govêrno Federal fará demarcar, nas imediações da cidade, à margem do rio Negro e em lugar que reuna condições de calado e acostagem satisfatórias, uma área de terras não inferior a duzentos hectares, onde ficará localizada a zona franca, com as instalações e serviços adequados ao seu funcionamento.

§ 1º – As terras destinadas à zona franca criada nesta lei serão obtidas por doação do Govêrno do Estado do Amazonas ou mediante desapropriação para fins de utilidade pública, na forma da legislação em vigor.

A Zona Franca de Manaus está agora distribuidada em 10.000 km2, numa região que envolve mais estados , não apenas o Amazonas.

Nestes mesmos anos, no Sudeste Asiático foi formado um enclave que deu origem à Singapura. Foi resultado de uma sociedade entre Malaios, indianos e chineses.Como se pode notar os chineses estão em todas as atividades rendosas no globo e , na Bolsonaro poderá ,se assim entender, criar esta Zona Franca e de quebra localiza-la dentre os limites geográficos do seu estado do Rio de Janeiro-com o tamanho de 43.696 km2-. Acredito que resolve assim o apetite dos nossos parceiros chineses que apreciarão o belo litoral atlântico que a joia da coroa oferece e também contarão os chineses com a farta mão de obra que o interior fluminense fornece, hoje pouco utilizada.

qui dans son préambule définit le pays comme « un État souverain, ninguém mais recomendável que o próprio chinês para nossa associação uma vez que sabe ele utilizar a farta mão de obra de seu próprio pais alavancando indústria -comércio-agricultura de maneira apropriada e intensiva.

En réalité, o que o litoral fluminense necessita não é de segurança , e sim de trabalho.Vemos que as balas perdidas e as outras balas são projetadas por quem , não encontrando o que fazer, criam expedientes com os quais trazem um pouco de comida para casa contaminando para isso toda a estrutura social .

Os chineses estão em condições de introduzir normas de trabalho rigorosíssimas que darão farto desempenho à mao de obra fluminense, que não mais terão necessidade de suas milícias.

Roberto Ferrari par Ulhôa Cintra
En mémoire. Roberto Ferrari de Ulhôa Cintra est diplômé en droit de l'USP (Université de São Paulo). Doctorat en droit de l'USP, dans 2005, auteur de la Thèse La Pyramide de la Résolution des Conflits: une contribution de la société civile à la réforme de la justice. Il a un cours de spécialisation à l'Université de Harvard et à l'Université de New York. Il a un cours en administration des institutions financières à IBMEC-Rio et un cours de spécialisation en marchés de capitaux à la School of Business Administration de São Paulo - FGV. Etudes et recherches Droit et Justice "durable", ce qu'il appelle la "loi verte" et la "justice verte", pour application dans l'immédiat. Sa vision du droit met l'accent sur la théorie générale de l'État; sa perspective de Justice est concernée par la Pacification: Conciliation, La médiation, Négociation et Arbitrage. Son livre The Pyramid of Conflict Resolution a été édité par le Sénat fédéral (2008). a près de 40 articles publiés dans le journal O Estado de São Paulo, dans le Bulletin « Conjur ».