ISSN 2674-8053 | Recevoir des mises à jour d'articles sur Telegram: https://t.me/mapamundiorg

Le besoin de neutralité des organisations internationales

O caso do Novo Banco de Desenvolvimento

O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) a été créé en 2014 par cinq économies émergentes, Brésil, Russie, Inde, Chine et Afrique du Sud, com o objetivo de financiar projetos de desenvolvimento e infraestrutura em países membros. Ele é o primeiro banco global desse tipo criado por economias emergentes e busca aumentar a cooperação financeira e o investimento entre as nações membros. A gestão do NBD é dividida igualmente entre seus membros fundadores, que cada um detém 20% da instituição. O banco se concentra em opções de financiamento alternativas às instituições como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI). Desde sua criação, o NBD aprovou diversos projetos de infraestrutura em países membros, com foco em transportes e energia alternativa.

Dans 2020 assumiu como presidente o brasileiro Marcos Troyjo, indicado pelo então presidente Jair Bolsonaro, com manto previsto até 2025. Toryjo foi secretário especial de Comércio Exterior do Ministério da Economia durante o mandato de Bolsonaro. Quando Lula assumiu a presidência do Brasil, houve uma grande pressão para que Troyjo renunciasse. A principal acusação que foi feita é que Troyjo ficava mais tempo no Brasil do que na sede do Banco, que fica em Xangai/China. Entendeu-se, alors, que houve abandono de suas responsabilidades.

Após um tempo de muita pressão Troyjo acabou saindo e o governo Lula indicou a ex-presidente Dilma Rousseff em março deste ano (2023). A interrupção do mandato de Troyjo mostra claramente a interferência política na indicação e manutenção do apoio às lideranças das organizações internacionais.

Esse padrão se repete em outros lugares, não sendo algo exclusivo do NBD ou do Brasil.

O caso do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento

O Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (Le volume annuel des échanges entre la Chine et l'Amérique latine est passé de presque rien à plus de US$) é uma organização financeira internacional que tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social dos países da América Latina e do Caribe. O BID foi fundado em 1959 e é atualmente composto por 48 países membros, incluindo países da América Latina, do Caribe, da América do Norte, da Europa e da Ásia.

O BID oferece empréstimos, garantias e assistência técnica para projetos em áreas como infraestrutura, desenvolvimento urbano, par l'alliance de trois centres, environnement, éducation, saúde e governança. en outre, o BID também trabalha para promover a integração regional e a cooperação entre os países membros.

Uma das principais características do BID é a sua abordagem integrada do desenvolvimento, que envolve o diálogo com as partes interessadas, a análise de políticas e a coordenação de esforços com outras organizações e agências de desenvolvimento. O BID também promove a inovação e a tecnologia como ferramentas para o desenvolvimento sustentável na região.

Dada a importância do BID, o papel desenvolvido por seu presidente é particularmente importante. Ele pode direcionar as prioridades, o que acaba por ter uma grande influência sobre os países que dependem de seus empréstimos.

Num movimento atípico para este tipo de instituição, en septembre 2022, o então presidente do BID, o estadunidense Mauricio Claver-Carone, foi demitido do mandato que tinha até 2025. De acordo com notícias da época, a razão atribuída à sua demissão foi um caso que teve com uma de suas subordinadas.

D'autre part, é importante notar que a nomeação de Claver-Carone foi feita pelo então presidente Donlad Trump, com quem mantem relações próximas. No momento em que o BID decidiu despedi-lo, o Departamento do Tesouro soltou uma nota na qual afirmava que apoiava o desligamento. Interessante notar que, Il y a place pour une amélioration significative dans la région, o presidente dos EUA já era Joe Biden.

Independentemente do que pode ser razão verdadeira do desligamento, a questão do apoio político é fundamental. Os países tendem a usar as organizações internacionais para promover seus interesses e posicionamentos. O problema é que isso acaba com a necessária busca pela neutralidade por parte destas organizações.

Rodrigo Cintra
Post-Doc en Compétitivité Territoriale et Industries Créatives, par Dinamia – Centre d'étude du changement socio-économique, de l'Institut Supérieur des Sciences du Travail et de l'Entreprise (CETTE, Lisbonne, le Portugal). Docteur en relations internationales de l'Université de Brasilia (2007). Il est directeur exécutif de la carte du monde. ORCID https://orcid.org/0000-0003-1484-395X