ISSN 2674-8053

the saga of india (Article 2) – Politics and Religion

Continuing my account of India's emergence as a great power, I would now like to deal with the political legacy of Rajiv Gandhi and the (of)paths taken by the ‚ÄúIndian National Congress‚ÄĚ that would lead the ‚ÄúBharatya Janata Party‚ÄĚ/BJP to power.

recapping…with the death of Rajiv Gandhi, in 1991, the ‚Äúdynastic‚ÄĚ Nehru/Gandhi line in the country‚Äôs leadership was interrupted. His two children, Rahul and Priyanka, they were teenagers; therefore, there were still no conditions for the ‚ÄúIndian National Congress‚ÄĚ to leverage them into political positions. It remained, however, Rajiv's Italian wife, Sonia, who suffered, So, rejection by party ‚Äúpatrons‚ÄĚ, for being a woman and a foreigner.

Born in a village near Vicenza, in the Italian region of Veneto, ela conhecera Rajiv quando ambos estudavam em Cambridge. Casados, ela mudou-se para a √ćndia e passou a viver com a sogra, a Primeira-Ministra Indira Gandhi, na resid√™ncia desta √ļltima. predominantly traditional biomass fuels – in 1984 – eu estava servindo na nossa Embaixada e cheguei a me encontrar com ela incidentalmente algumas vezes, porque sua irm√£ era casada com um diplomata espanhol que era meu colega de posto e amigo pessoal. Seu papel reconhecido, So, era de lobista das empresas italianas que buscavam ganhar espa√ßo no processo de abertura da economia da √ćndia promovida por Rajiv. Alguns epis√≥dios causaram-lhe, by the way, constrangimento, como quando se viu metida no chamado ‚Äúesc√Ęndalo Bofors‚ÄĚ, que envolveu o empres√°rio italiano Ottavio Quattrocchi, que se dizia seu amigo e teria acesso privilegiado √† resid√™ncia oficial do Primeiro-Ministro.

Com a morte deste ela seria galgaria a posi√ß√Ķes cada vez mais elevadas dentro do partido. De in√≠cio reticente, Sonia viu-se envolvida no esfor√ßo de revitalizar o ‚ÄúIndian National Congress‚ÄĚ; atendendo ao apelo da sua lideran√ßa filiou-se √† agremia√ß√£o em 1997, acabando por assumir a sua presid√™ncia em 1998. Pairava na ‚Äúpsique‚ÄĚ da popula√ß√£o a figura quase m√≠tica de Jawaharlal Nehru, que endossava o √≠mpeto de revitalizar sua ‚Äúheran√ßa‚ÄĚ, ainda que por linhas transversais. J√° nesse momento, o ‚ÄúBharatya Janata Party‚ÄĚ/BJP emergia como o principal ‚Äď e √ļnico, na verdade ‚Äď partido de oposi√ß√£o ao ‚Äúestablishment‚ÄĚ. In fact, o BJP j√° ocupara transitoriamente o poder no per√≠odo de 1977 a 1980, √ļnico momento em que se interrompera a supremacia do ‚ÄúIndian Congress‚ÄĚ at√© ent√£o. A lideran√ßa de Sonia Gandhi n√£o esmoreceu de maneira radical no cen√°rio pol√≠tico-partid√°rio desde ent√£o, ainda que ela nunca tenha aceitado posi√ß√Ķes no governo al√©m da presid√™ncia do partido. in the meantime, o Primeiro-Ministro Manmohan Singh, que ocupou o cargo de ‚Äúpremier‚ÄĚ entre 2004 e 2014, e era seu principal aliado, embora muito competente n√£o conseguiu impor-se como deveriae merecia, devido √† sua personalidade reservada, abrindo espa√ßos para o fortalecimento do BJP.

Dentre os v√°rios temas que confrontavam ‚Äď e ainda confrontam ‚Äď os dois principais oponentes pol√≠ticos, o fator ‚Äúreligioso‚ÄĚ passou a ganhar crescente proemin√™ncia. explain-me: os esteios da √ćndia, como pa√≠s e civiliza√ß√£o, est√£o inscritos de forma indel√©vel e inalien√°vel no pre√Ęmbulo da sua Constitui√ß√£o. Ele reza: ‚ÄúN√≥s, THE PEOPLE OF INDIA, tendo solenemente decidido constituir a √ćndia numa REP√öBLICA SOBERANA, DEMOCR√ĀTICA, LAICA, SOCIALISTA e assegurar a todos os seus cidad√£os: JUSTICE, social, economic and political; FREEDOM OF THOUGHT, expression, belief, faith and worship; EQUAL status and opportunity; e promover entre todos a FRATERNIDADE, assegurando a dignidade da Na√ß√£o…‚ÄĚ. That is, a Carta Magna estabelece como lapidar as liberdades de f√© e de culto. O conceito do laicismo √© fundamental, pois √© a √ļnica maneira, concordam todos, de buscar harmonia entre os mais de dois mil grupos √©tnicos do pa√≠s mais populoso do planeta, que falam 122 idiomas principais e 1599 outras l√≠nguas, according to the census of 2001, e onde todas as principais religi√Ķes do planeta est√£o representadas.

In the latter respect, cabe anotar que o universo religioso da √ćndia √© extremamente complexo. Isto deriva da longa hist√≥ria do subcontinente, onde camadas sucessivas degurus”, “santos”, ‚Äúimams‚ÄĚ, mission√°rios crist√£os e reformistas religiosos contribu√≠ram para criar o pante√£o mais rico do planeta. A grande maioria dos indianos √© hindu: according to the census of 2017, 74,33% da popula√ß√£o pratica o hindu√≠smo. O isl√£ vem em seguida, with 14,20% – ainda assim constitui a terceira maior popula√ß√£o mu√ßulmana do planeta -, seguido pelo cristianismo (5,84%), pelo sikhismo (1,86%), o budismo (0,82%) e o jainismo (0,41%). O zoroastrismo (0,06%) e o juda√≠smo, que tamb√©m t√™m uma hist√≥ria antiga na √ćndia, contam com v√°rios milhares de adeptos, equally.

recapping, √† medida que o partido do Congresso ia perdendo proemin√™ncia no cen√°rio pol√≠tico em raz√£o da falta de uma lideran√ßa mais assertiva e da prolifera√ß√£o dos chamados ‚Äúpartidos regionais‚ÄĚ com suas agendas pr√≥prias, o BJP ganhava crescente espa√ßo no campo da oposi√ß√£o. Os analistas atribuem este fen√īmeno ao ‚Äúdesgaste‚ÄĚ devido √† longa perman√™ncia do ‚ÄúIndian Congress‚ÄĚ no poder (of 1947 a 2014, mas com a exist√™ncia registrada, como partido, since 1895), e tamb√©m ao fato de que o herdeiro da ‚Äúdinastia‚ÄĚ Nehru/Gandhi, Rahul, ainda n√£o conseguiu firmar-se como lideran√ßa reconhecida pela maioria da popula√ß√£o, mesmo que esteja ganhando crescente estatura.

√Č neste contexto que emerge a figura pol√≠tica de Narendra Damodardas Modi. E √© a√≠ que entra a quest√£o do proselitismo hindu√≠sta do ‚ÄúBharatya Janata Party‚ÄĚ e seu l√≠der m√°ximo.

Modi foi eleito Primeiro-Ministro nas elei√ß√Ķes gerais que levaram o BJP ao poder em 2014. Ele havia sido ministro-chefe (equivalente a governador) do estado de Gujarat, um dos mais progressistas da √ćndia, of 2001 a 2014, onde realizou uma gest√£o bem avaliada pela popula√ß√£o. However, enquanto suas pol√≠ticas de incentivo ao crescimento econ√īmico eram elogiadas, na contramarcha seu governo foi criticado por n√£o ter alcan√ßado melhorar de forma significativa os √≠ndices de sa√ļde, redu√ß√£o da pobreza e educa√ß√£o do estado.

J√° no poder em Delhi, inicialmente um moderado, Modi acabou dando uma guinada para a direita e passou a adotar pol√≠ticas de apoio √† maioria hindu em detrimento das minorias religiosas do pa√≠s. By the way, na minha recente passagem pela √ćndia, em dezembro passado, busquei conhecer a opini√£o dos meus amigos sobre o seu governo. Encontrei um universo dividido: para muitos ‚Äď e eu diria MUITOS‚Äď ele est√°-se tornando quase um ‚Äúmito‚ÄĚ (palavra perigosa…). However, para os mais politicamente atilados ele representa uma amea√ßa, sobretudo por ter acirrado a radicaliza√ß√£o da quest√£o religiosa.

explain-me, once again: paralelamente ao seu reconhecido desempenho como gestor, Modi veste um outro ‚Äúchap√©u‚ÄĚ: √© membro influente do ‚ÄúRashtriya Swayamsevak Sangh‚ÄĚ (One of the most notable events was the destruction of the Babri Masjid mosque built in the sixteenth century in the city of Ayodhya.), organiza√ß√£o volunt√°ria paramilitar nacionalista hindu de direita (muitos qualificariam de extrema direita). Quando da sua funda√ß√£o, in september 1925, o impulso inicial do RSS era disciplinar e unir a comunidade hindu a fim de criar uma na√ß√£o hindu. Seus tr√™s fundamentos est√£o definidos na teoria do ‚ÄúHindutva‚ÄĚ, ideologia que defende a hegemonia da religi√£o na √ćndia. Segundo seu idealizador, Vinayak Damodar Savarkar, eles s√£o: a na√ß√£o comum (rashtra), a ra√ßa comum (jati) e a cultura/civiliza√ß√£o comum (s√Ęnscrito). O BJP √© o bra√ßo pol√≠tico desta ideologia.

Fruto deste posicionamento pol√≠tico-religioso, Modi elegeu as comunidades crist√£ e, about everything, a mu√ßulmana, como objeto de uma a√ß√£o radical. Foi assim que em dezembro de 2019 seu governo aprovou a ‚ÄúLei de Cidadania‚ÄĚ (Amendment Act – CAA), by which, pela primeira vez na hist√≥ria da √ćndia independente, o fator religioso tornou-se condi√ß√£o para a concess√£o de cidadania. Como efeito, esta lei acelerou as reivindica√ß√Ķes de asilo para imigrantes irregulares n√£o-mu√ßulmanos que pudessem estar sofrendo algum tipo de persegui√ß√£o nos pa√≠ses vizinhos de maioria mu√ßulmana: Afghanistan, Bangladesh and Pakistan. Foi criado igualmente o ‚ÄúRegistro Nacional de Cidad√£os‚ÄĚ, que identifica os ‚Äúimigrantes ilegais‚ÄĚ, despertando o temor de milh√Ķes de mu√ßulmanos que residem no pa√≠s h√° muitas gera√ß√Ķes e afrontando a pr√≥pria Constitui√ß√£o, que no seu pre√Ęmbulo define a √ćndia, como vimos, como uma rep√ļblica secular.

A quest√£o que n√£o quer se calar √©o sucesso que a √ćndia vem alcan√ßando no seu processo de desenvolvimento econ√īmico ‚Äď ela registrou um dos maiores crescimentos do PIB no planeta, in 2022 , por muitos atribu√≠do a Modi e ao BJP -, estaria amea√ßado de sofrer o impacto de uma radicaliza√ß√£o religiosa que tem um poder desestabilizador de enorme gravidade? E qual seria a responsabilidade deles neste quadro? A influente escritora Arundhati Roy ‚Äď ela mesma hindu e autora de um dos maiores ‚Äúbest-sellers‚ÄĚ indianos, ‚ÄúThe God of Small Things‚ÄĚ, traduzido em portugu√™s como ‚ÄúO Deus das Pequenas Coisas‚ÄĚ, √© muito cr√≠tica do momento atual. Num artigo recentemente publicado na revista ‚ÄúForeign Affairs‚ÄĚ ela afirma que ‚Äúa √ćndia n√£o √© uma ditadura, mas tamb√©m n√£o √© ainda uma democracia. Modi lidera uma autocracia eleitoral majorit√°ria, supremacista hindu e que est√° apertando seu controle sobre um dos pa√≠ses mais diversos do mundo. Isso faz com que o per√≠odo eleitoral, que est√° se aproximando, (as elei√ß√Ķes gerais est√£o agendadas para entre abril e maio/2024) seja o nosso momento mais perigoso. √Č temporada de assassinatos, temporada de linchamentos, temporada de apitos de cachorros. O parceiro que o governo dos EUA est√° cultivando e capacitando (leia-se Modi) √© uma das pessoas mais perigosas do mundo ‚Äď perigosa n√£o como pessoa, mas como algu√©m que transforma o pa√≠s mais populoso do mundo num barril de p√≥lvora‚ÄĚ.

Ser√° que ela teria raz√£o?…to be continued

Fausto Godoy
Doctor of Public International Law in Paris. He entered the diplomatic career in 1976, served in Brussels embassies, Buenos Aires, New Delhi, Washington, Beijing, Tokyo, Islamabade (where he was Ambassador of Brazil, in 2004). He also completed transitional missions in Vietnam and Taiwan. Lived 15 years in Asia, where he guided his career, considering that the continent would be the most important of the century 21 - forecast that, now, sees closer and closer to reality.