ISSN 2674-8053 | Reciba actualizaciones de artículos en Telegram: https://t.me/mapamundiorg

Retrospectiva de Angela Merkel antes de las elecciones de la República Federal de Alemania en 2021

Angela Merkel (www.clarin.com/politica/macri-duhalde_0_rylbZaVg0Kg.html)

Ha habido mucho debate sobre las nuevas elecciones que están programadas para llevarse a cabo en Alemania., no segundo semestre de 2021. Con el fin del mandato de Angela Merkel, quien completó 12 años como canciller de Alemania, la preocupación por los resultados de las nuevas elecciones es cada vez mayor en el escenario político internacional contemporáneo. Nacido en Hamburgo en 1954, la líder alemana comenzó su carrera en el mundo de la política en 1989 unirse al movimiento Despertar Democrático, que duró hasta la reunificación de Alemania Occidental con Alemania Oriental en 1990. Merkel está en la arena política hasta el día de hoy.. sin embargo, alcanzó su nivel más alto de reconocimiento y poder solo cuando asumió como canciller de Alemania por la CDU, en el año de 2005.

Angela Merkel é filiada aos partidos da União Social Cristã (CDU) e da União Social Cristã da Baviera (CSU), os quais possuem áreas de atuação voltadas a políticas liberais. Com o crescimento de partidos de extrema direita, como consequência de movimentos xenófobos e nacionalistas no cenário político alemão, surgiram diversas políticas imigratórias de caráter liberal, que permitiram a entrada de centenas de milhares de imigrantes e refugiados no país. Además, existe uma preocupação por parte da população e do congresso de que a segurança nacional possa ser fortemente afetada.

Vale ressaltar as estimativas que apontam o grande espaço que o Partido Verde Alemão vem tomando com relação às pesquisas eleitorais. Sua influência cresce cada vez mais, principalmente por conta das propostas pautadas pelo partido, que focam em aspectos ambientais e de desenvolvimento sustentável, gerando certa simpatia por parte dos eleitores, cujas preocupações estão voltadas para aspectos de preservação natural.

Como uma das mais influentes mulheres atuantes na política, Merkel tornou-se um símbolo da luta pela igualdade feminina no cenário político, embora ela não tenha abordado durante sua administração temas relativos ao assunto em questão. O desenvolvimento e liderança da Alemanha frente ao atual contexto da União Europeia apenas reforça a importância da Chanceler na política internacional. A Federação Alemã é um dos países mais prósperos da Europa, e mesmo após ter se envolvido diretamente em duas guerras mundiais e sofrido os impactos da Guerra Fria, além de ser dividida em duas nações por 45 años, a Alemanha cresce economicamente, o que confere ao país destaque dentro da UE.

En general, a CDU, sob liderança de Merkel, manteve os princípios liberais e social-democratas da Alemanha, apesar de limitações de sua administração nas políticas migratórias e progressistas de partidos de esquerda em suas coligações. Mesmo após várias crises econômicas e com a atual crise migratória europeia, a Alemanha ainda se mantém relativamente estável e é considerada como a líder da União Europeia. O futuro é incerto, a pesar de que, com Armin Laschet, atual ministro do Estado da Renânia, sendo apontado como líder da CDU, sua capacidade de manter estável a liderança germânica é imprecisa.

REFERENCIAS

O Globo. “Alemanha passa a considerar a ultradireita como principal ameaça à segurança nacional”. 4 de mayo de 2021. Disponible: https://oglobo.globo.com/mundo/alemanha-passa-considerar-ultradireita-como-principal-ameaca-seguranca-nacional-25002682 Acceso en: 14 de mayo de 2021

Deutsche Welle. “Partido Verde alemão mantém favoritismo para suceder Merkel”. 08 de mayo de 2021. Disponible.

https://www.dw.com/pt-br/partido-verde-alem%C3%A3o-mant%C3%A9m-favoritismo-para-suceder-merkel/a-57468351. Acceso en: 14 de mayo de 2021

BBC. “Merkel says German multicultural society has failed”. 17 de octubre 2010. Disponible: https://www.bbc.com/news/world-europe-11559451 Acceso en: 14 de mayo de 2021

MEYERS-BELKIN, Haxie. “Germany’s CDU backs Armin Laschet as Merkel’s successor.” 20 de Abril de 2021. Disponible:

https://www.france24.com/en/europe/20210420-germany-s-cdu-backs-armin-laschet-as-merkel-s-successor Acceso en: 15 de mayo de 2021

Autores: Priscila Cesarino e Thomas Bauer Corsaro

Núcleo de Estudios y Negocios Europeos
El Núcleo de Estudios y Negocios Europeos (NENE) está vinculado al Centro Brasileño de Estudios Empresariales Internacionales & Diplomacia Corporativa (CBENI) de ESPM-SP. Fue creado considerando la necesidad de incentivar a la comunidad académica brasileña y latinoamericana a comprender mejor sus relaciones con los europeos., buscando comprender y profundizar la Asociación Estratégica Brasil-Unión Europea.