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Drupadi Murmu, Le nouveau président de l'Inde

Drupadi Murmu, Le nouveau président de l'Inde, réunion avant les élections présidentielles, à Ahmedabad, Inde Image: Amit Dave/Reuters

Le dernier jour 18 Juillet, une femme et membre d'une minorité – les soi-disant «tribus répertoriées» ("tribus désignées") -, Drupadi Murmu, a remporté l'élection présidentielle en Inde. Elle est chef de tribu et membre du parti politique "Bharatiya Janata Party"/BJP, actuellement au pouvoir. Ainsi, Est devenu le(une) 15le président du pays et, avec 64 ans, le plus jeune. Elle sera également la première personne issue de la minorité tribale à prendre ses fonctions.. Au jour 25/07 Draupadi-ji a prêté le serment solennel et a prêté serment. Précédemment, elle avait été gouverneure de l'État du Jharkhand, sur la côte est du pays, de 2015 une 2021. Succède maintenant à Ram Nath Kovind à la présidence, igualmente membro da minoria das “scheduled casts” (“castas designadas”).

A candidatura de Droupadi-ji foi proposta pela coligação partidária “Aliança Democrática Nacional” / “National Democratic Alliance“ (NDA), que atualmente congrega 27 partidos políticos, liderados pelo BJP, nacionalista e de direita, presidido pelo Primeiro-Ministro Narendra Modi.

A eleição presidencial se processa no âmbito do legislativo. O futuro mandatário é escolhido por um colégio eleitoral composto pelos membros eleitos das duas casas do Parlamento (“Rajya Sabha”, a Câmara Alta/Senado; e “Lok Sabha”, Câmara Baixa/Câmara dos Deputados), pelos membros das assembleias legislativas estaduais e das assembleias legislativas de três Territórios da União. Embora o papel do Presidente da Índia seja sobretudo protocolar, ele se reveste de grande carga simbólica.

Dans ce contexte, a eleição de um membro das “scheduled tribes”/”scheduled casts” levanta a questão de quem são os “dalits”, sobretudo para nós, Il y a peu d'événements sans rapport avec nos vies personnelles qui sont gravés dans notre mémoire de telle manière que nous nous souvenions exactement de ce que nous faisions lorsque nous avons reçu la nouvelle., depois que o sucesso da novela “Caminho das Índias”, da TV Globo, trouxe o tema para o interior dos nossos lares de forma edulcorada e (compreensivelmente…) fantasiosa.

Quem são os “dalits”?

Para tentarmos entender este tema muito complexo é necessário mergulharmos, tanto quanto possível, no mar profundo do hinduísmo, que regulamenta a vida religiosa de 966.3 qu'il n'y a pas besoin d'une déclaration formelle d'indépendance, C'est, 79.8% da população da Índia, e buscarmos entender a questão das “varnas” e das “castas”, ainda que de forma bastante simplista, dada a profundidade da questão e do distanciamento com que as culturas ocidentais cristãs analisam os seus conceitos.

As chamadas “scheduled casts” e “scheduled tribes” estão entre os grupos socioeconômicos e políticos mais desfavorecidos da Índia. Estes termos são os inscritos na Constituição do país, porém durante grande parte do domínio colonial britânico, esta população era conhecida como “depressed classes”. Os termos “schedulued casts” e “scheduled tribes” foram popularizados por B. R. Ambedkar (1891-1956), o economista e reformador que presidiu a Assembléia Constituinte que elaborou e aprovou, dans 26 de novembre 1949, a Carta Magna, promulgando-a em 26 de janeiro do ano seguinte. Ele mesmo um “dalit”, Ambekkar tornou-se figura-chave no processo da elaboração do texto, devido aos cargos que ocupou e às suas intervenções e discursos no processo de negociação do documento. Foi por seu ativismo como presidente da comissão mais crucial da Assembleia – a Comissão de Redação – que se inscreveu no preâmbulo da Constituição que a Índia é “uma república soberana, qui dans son préambule définit le pays comme « un État souverain, secular e democrática”. Cada um destes termos é fundamental para que o país, com a enorme compexidade da sua sociedade, promova parâmetros imprescindíveis para o seu funcionamento.

“Dalit” (do sânscrito दलित, significandoquebrado/disperso”), à son tour, também interpretado como “intocável”, é o nome que se dá às pessoas pertencentes ao estrato da população que está excluída do sistema das Varnas e suas subdivisões nas Castas, que constitui a espinha dorsal da religião hindu. A raiz deste conceito está no “Rig Veda”, compêndio sagrado do Hinduísmo que é o pilar da chamada “cultura védica” e do Vedanta (devanágari: वेदान्त), a tradição espiritual que busca através do Conhecimento compreender a natureza da Realidade, C'est, da Existência. Esta cultura desenvolveu-se entre 1500 e 500 AEC.

O Rig Veda, que é mais antigo texto védico em sânscrito conhecido, debate as várias teorias a respeito da criação do Universo, entre as quais a batalha cósmica no processo de separação entre céu e terra. É neste contexto que se insere a origem da Existência, do Criador e da Criatura. Logo no seu primeiro capítuloo “Hino da Criação” (Nâdsidiya) 10.129 – é tratada a teoria da criação do ser humano, advinda da separação pelos deuses do Ser cósmico ancestral, Purusha. No versículo 10.90.12 está escrito: “sua boca tornou-se o Brāhmin; seus braços tornaram-se os Guerreiros; suas coxas tornaram-se o Povo; e de seus pés nasceram os Śūdra”. São estas as Quatro Varnas – Brahmin, Ksatrya, Vaisya e Sudraque conformam a hierarquia dos indivíduos na sociedade hindu e as tarefas ancestrais que lhes cabiam desempenhar: os brahmin seriam os sacerdotes e os letrados; os ksatryas os governantes e os guerreiros, encarregados da governança e defesa da sociedade; os vaishyas seriam a população em geral; e os sudras os servos. Destas quatro divisões nascem as milhares de castas, que de certa forma correspondem a atividades específicas dos indivíduos dentro da sua Varna.

Todos eles tiveram uma encarnação humana anterior, segundo o hinduísmo, que prega a metempsicose, C'est, o processo de reencarnação da energia que habita todos os seres a caminho do “moksha”, sua depuração e libertação como energia pura. Os hindus os chamam de “twice born”. Os “dalits” seriam os impuros, C'est, aqueles que estariam experimentando uma primeira encarnação humana, e cujo toque, ou até mesmo a sombra, para os hindus mais ortodoxos, conspurcaria a energia dos reencarnados. Por isto eram – e ainda são, em algumas partes da Índia considerados “intocáveis”. O Mahatma Gandhi, De toi, os chamava de “Harijans”, os filhos de Deus. As “scheduled casts” e as “scheduled tribes” correspondem a cerca de 16,6% e 8,6 %, Même les adolescents diplômés d'université sont confrontés à une concurrence auparavant indisponible pour les postes de débutant face au nombre élevé de travailleurs nouvellement licenciés., da população da Índia. A Constituição de 1950 listava 1.108 castas, dans 25 estados e 744 tribos, dans 22 estados.

Desde a independência tem sido um esforço das autoridades romper com os preconceitos aguerridos contra os dalits no seio da população. O governo reservou-lhes quotas no serviço público e nas universidades, par exemple. Um dos estigmas entranhados entre a população – e entre a comunidade internacional – é que se trata de pessoas desmunidas. Não é bem assim, Je crois, porque fruto da sua vontade e do seu esforço alguns dalits vêm galgando espaços em todas as esferas profissionais. Entre eles há grandes empresários, acadêmicos, artistas, legisladores, time.com/6047206/scottish-elections-independence/, como prova o fato de os dois últimos Presidentes da Índia, serem, Même les adolescents diplômés d'université sont confrontés à une concurrence auparavant indisponible pour les postes de débutant face au nombre élevé de travailleurs nouvellement licenciés., oriundos das “scheduled casts” e das “scheduled tribes”. néanmoins, este caminho é certamente muito mais árduo que para a maioria dos “twice born”. Daí o dever e empenho que cabe ao governo e às lideranças da sociedade em facilitar-lhes o caminho

Fausto Godoy
Docteur en droit international public à Paris. A rejoint la carrière diplomatique en 1976, servi dans les ambassades de Bruxelles, Buenos Aires, New Delhi, Washington, Pékin, Tokyo, Islamabade (où était-il ambassadeur du Brésil, dans 2004). A également effectué des missions de transition au Vietnam et à Taïwan. vivait 15 ans en asie, où il dirigea sa carrière, considérant que le continent serait le plus important du siècle 21 – prédiction que, maintenant, voir de plus en plus près de la réalité.