Angela Merkel's retrospective on the elections of the Federal Republic of Germany 2021

Angela Merkel (Reuters)

There has long been debate about the new elections that are planned to take place in Germany, no second semester of 2021. With the end of the term of Angela Merkel, who completed 12 anos como Chanceler da Alemanha, a preocupação com os resultados das novas eleições é cada vez maior no cenário político internacional contemporâneo. Nascida em Hamburgo em 1954, a líder alemã iniciou sua carreira no mundo da política em 1989 entrando no movimento Despertar Democrático, que durou até a reunificação da Alemanha Ocidental com a Alemanha Oriental em 1990. Merkel está no meio político até a atualidade. However, ela atingiu o seu maior nível de reconhecimento e poder apenas quando assumiu o cargo de chanceler da Alemanha pelo CDU, no year of 2005.

Angela Merkel é filiada aos partidos da União Social Cristã (CDU) e da União Social Cristã da Baviera (CSU), os quais possuem áreas de atuação voltadas a políticas liberais. Com o crescimento de partidos de extrema direita, como consequência de movimentos xenófobos e nacionalistas no cenário político alemão, surgiram diversas políticas imigratórias de caráter liberal, que permitiram a entrada de centenas de milhares de imigrantes e refugiados no país. In addition, existe uma preocupação por parte da população e do congresso de que a segurança nacional possa ser fortemente afetada.

Vale ressaltar as estimativas que apontam o grande espaço que o Partido Verde Alemão vem tomando com relação às pesquisas eleitorais. Sua influência cresce cada vez mais, principalmente por conta das propostas pautadas pelo partido, que focam em aspectos ambientais e de desenvolvimento sustentável, gerando certa simpatia por parte dos eleitores, cujas preocupações estão voltadas para aspectos de preservação natural.

Como uma das mais influentes mulheres atuantes na política, Merkel tornou-se um símbolo da luta pela igualdade feminina no cenário político, embora ela não tenha abordado durante sua administração temas relativos ao assunto em questão. O desenvolvimento e liderança da Alemanha frente ao atual contexto da União Europeia apenas reforça a importância da Chanceler na política internacional. A Federação Alemã é um dos países mais prósperos da Europa, e mesmo após ter se envolvido diretamente em duas guerras mundiais e sofrido os impactos da Guerra Fria, além de ser dividida em duas nações por 45 years, a Alemanha cresce economicamente, o que confere ao país destaque dentro da UE.

Em geral, a CDU, sob liderança de Merkel, manteve os princípios liberais e social-democratas da Alemanha, apesar de limitações de sua administração nas políticas migratórias e progressistas de partidos de esquerda em suas coligações. Mesmo após várias crises econômicas e com a atual crise migratória europeia, a Alemanha ainda se mantém relativamente estável e é considerada como a líder da União Europeia. O futuro é incerto, however, com Armin Laschet, atual ministro do Estado da Renânia, sendo apontado como líder da CDU, sua capacidade de manter estável a liderança germânica é imprecisa.

REFERENCES

O Globo. “Alemanha passa a considerar a ultradireita como principal ameaça à segurança nacional”. 4 from May of 2021. Available: https://oglobo.globo.com/mundo/alemanha-passa-considerar-ultradireita-como-principal-ameaca-seguranca-nacional-25002682 Access in: 14 from May of 2021

Deutsche Welle. “Partido Verde alemão mantém favoritismo para suceder Merkel”. 08 from May of 2021. Available in.

https://www.dw.com/pt-br/partido-verde-alem%C3%A3o-mant%C3%A9m-favoritismo-para-suceder-merkel/a-57468351. Access in: 14 from May of 2021

BBC. “Merkel says German multicultural society has failed”. 17 October 2010. Available in: https://www.bbc.com/news/world-europe-11559451 Access in: 14 from May of 2021

MEYERS-BELKIN, Haxie. “Germany’s CDU backs Armin Laschet as Merkel’s successor.” 20 April 2021. Available in:

https://www.france24.com/en/europe/20210420-germany-s-cdu-backs-armin-laschet-as-merkel-s-successor Access in: 15 from May of 2021

Authors: Priscila Cesarino e Thomas Bauer Corsaro

+ posts

The European Studies and Business Center (NENE) is linked to the Brazilian Center for International Business Studies & Corporate Diplomacy (CBENI) from ESPM-SP. It was created considering the need to stimulate the Brazilian and Latin American academic community to better understand their relations with Europeans, seeking to understand and deepen the Brazil-European Union Strategic Partnership.