ISSN 2674-8053

Grécia vs Turquia

Autora Maria Thereza Gordinho

O Chipre é dominado pela disputa étnica entre os turcos e gregos que residem na ilha. Após um período de conflitos, a União Europeia criou a “linha verde” entre os dois países, uma “barreira” entre os dois países, separando o sul, grego-cipriota, membro da União Europeia, e reconhecido internacionalmente, do norte, turco-cipriota. Porém, a questão que causa conflito entre os dois países atualmente, é a disputa por gás natural. Turquia quer que as fronteiras marítimas sejam revistas.

Portanto, essa questão ultrapassou as fronteiras da Ilha, envolvendo, atualmente, potências mundiais e Organizações Internacionais.  Em 1974, a Turquia invadiu o norte cipriota e, hoje em dia essa região é reconhecida internacionalmente como República Turca do Chipre do Norte (RTCN), território sem reconhecimento internacional.

A união Europeia, como mediadora do conflito, ficou assustada com o acontecimento de agosto desse ano (2020) entre os parceiros da OTAN, onde navios de guerra turcos e gregos ficaram próximos de mais um do outro no Mediterrâneo, resultando no envolvimento da França ao lado de Atenas. Já em outubro, houve uma discussão entre a União Europeia e a Turquia, na qual foi concluído que se a Turquia parar de explorar, de acordo com a União Europeia ilegalmente, a região do leste mediterrâneo, as relações entre os dois países podem melhorar.

Os Estados Unidos também demonstrou interesse no assunto, ficando ao lado da Grécia, afirmam que acreditam que “o conflito deve ser resolvido pacificamente, de acordo com as leis internacionais”. Mike Pompeo, secretario de estado americano, espera que as conversas exploratórias entre os dois países devem trazer resultados positivos, dizendo: “esperamos que as negociações exploratórias não apenas sejam iniciadas da maneira certa, mas é importante que sejam resolvidas de uma forma que produza resultados que cada uma das duas nações considere mais do que aceitável”, à Agência de Notícias de Atenas.

 MICHALOPOULOS, Sarantis.  Tsipras calls for dual EU approach to Turkey to ensure sustainable dialogue. Euracitiv.tv. 1 de out. De 2020. Disponível em: < https://www.euractiv.com/section/enlargement/news/tsipras-calls-for-a-dual-eu-approach-toward-turkey-to-ensure-sustainable-dialogue> Acessado em: 9 de nov. de 2020

US, Greece call for peaceful resolution of maritime disputes in east Mediterranean. Euracitiv.tv. 20 de set. De 2020. Disponível em: <https://www.euractiv.com/section/global-europe/news/us-greece-call-for-peaceful-resolution-of-maritime-disputes-in-east-mediterranean> Acessado 9 de nov. de 2020.

Núcleo de Estudos e Negócios Europeus
O Núcleo de Estudos e Negócios Europeus (NENE) está ligado ao Centro Brasileiro de Estudos de Negócios Internacionais & Diplomacia Corporativa (CBENI) da ESPM-SP. Foi criado considerando a necessidade de estimular a comunidade acadêmica brasileira e latino-americana a compreender melhor suas relações com os europeus, buscando compreender e aprofundar a Parceria Estratégica Brasil – União Europeia.