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Andando em Círculos – COP 26 e a União Europeia

Artigo elaborado por Priscila Cesarino Taddone e Pedro Gerhardt Corrêa

Entre os dias primeiro e 12 de novembro de 2021, o mundo todo presenciou a ocorrência da COP 26, este ano, sediada em Glasgow, na Escócia. Estes encontros ocorrem periodicamente, desde 1995. Sua primeira edição aconteceu na Alemanha, na cidade de Berlim, a fim de firmar acordos de redução de gases de efeito estufa. Posteriormente, outra reunião notável foi a COP 3, em Kyoto, no Japão. Esta edição firmou o protocolo de de Kyoto, responsável por definir as metas de redução de GEE que cada país signatário deveria cumprir.

Neste ano, as metas estabelecidas pela COP 26 foram principalmente relacionadas à diminuição de combustíveis fósseis, bem como à redução das áreas de desmatamento. Houve também pedidos a respeito do fornecimento de ajuda financeira a países que possuem alto índice de fome ou pobreza.

Um dos destaques desta reunião foi o caso brasileiro: Durante um dos encontros, foi discutido o aumento na taxa de desmatamento de áreas pertencentes à Amazônia, evento que não se agravava desde 2005. Isso se reflete tanto em âmbitos políticos quanto sociais no cenário brasileiro e mundial, considerando que a floresta amazônica é responsável por concentrar parte significativa da biodiversidade mundial, além de fornecer uma parcela grande de oxigênio para o planeta.

Com relação às iniciativas da União Europeia, estes se comprometeram a diminuir em mais da metade as suas emissões de gás carbônico até 2050. Para isso, há forte investimento e encorajamento para a compra de carros elétricos no lugar de carros a diesel ou a gasolina.

Outro ponto discutido durante a reunião estava centrado na ajuda que poderia ser fornecida a países em desenvolvimento ou abaixo da linha da pobreza. Neste aspecto, tanto países da União Europeia quanto demais Estados tidos como desenvolvidos optaram por recusar esta proposta.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, sugeriu doar cerca de 4 milhões de euros para fundos adicionais, além de 21 milhões de euros em fundos que visem diminuir as alterações climáticas ocasionadas pelo aquecimento global. Ademais, vale ressaltar que a União Europeia foi uma das primeiras a compactuar com a ideia de extinção de combustíveis fósseis. Tal tópico foi incluído na ata final da COP 26, considerando que, de acordo com o IPCC, cerca de 25% das emissões de gás carbônico na atmosfera provém de meios de transporte como carros, ônibus e aviões.

O secretário geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, também se pronunciou durante a conferência. Seus apelos foram principalmente dirigidos a aqueles que concentram maiores emissões de gases de efeito estufa devido à produção em massa. A fim de respeitar o acordo de Paris e impedir que a temperatura terrestre se eleve em até 2 graus celsius, Antonio demonstrou-se preocupado e afirmou que uma das maiores ameaças à situação climática está em lacunas para a emissão de gases do efeito estufa, já que cerca de 2% da superfície terrestre é responsável pela produção de mais de 80% desses gases (ONU, 2021).

A fim de amenizar o problema, a União Europeia vem investindo fortemente em propagandas que aumentem significativamente a venda de carros elétricos. De acordo com um relatório emitido pela UNECE, o bloco já representa 10% das vendas de carros elétricos em todo o mundo, e pretende aumentar esse percentual. Isso se deve ao fato de os carros elétricos não serem emissores de gases poluentes, e passíveis de carregamento por cabos, similar a celulares ou computadores, de maneira geral.

Empresas automotivas como a Volvo e a Mercedes, ambas alemãs, buscaram firmar acordos com outras montadoras americanas e de outros países, de forma a eliminar a produção de automóveis movidos a combustíveis fósseis até o ano de 2050. A ambição é grande, mas existe um certo otimismo por trás de tal idealização, considerando os dados que apontam um crescimento de cerca de 9% na participação de mercado para veículos elétricos dentro da União Europeia. Este número também cresce em países como Estados Unidos e Canadá, mas a um ritmo muito menor.

Outras empresas do ramo da moda, tais como a italiana Gucci e a francesa Louis Vuitton também se comprometeram a reduzir as emissões de carbono em suas produções. Isso ocorre porque a indústria da moda, e também de fast fashion é responsável por uma alta emissão de CO2 na atmosfera em suas produções, bem como por utilizar um alto volume de água na lavagem de roupas e acessórios. Por mais que as marcas sejam caracterizadas como grifes e seu ritmo de produção seja consideravelmente menor comparado a empresas de fast fashion, vale ressaltar que nenhuma se isenta de responsabilidade ambiental e cabe a estas, também, se posicionarem em prol do meio ambiente.

Por fim, pode-se esperar que os acordos que foram feitos durante esta COP, apesar de mais brandos comparados ao protocolo de quioto e o acordo de Paris, por exemplo, possam vir a ter desdobramentos positivos no futuro. Considerando que cada país signatário cumpra sua parte como acordado, espera-se que haja uma significativa redução na produção de gases do efeito estufa, bem como uma maior responsabilidade ambiental por parte dos signatários dos acordos estipulados este ano.

REFERÊNCIAS

CETESB. Protocolo de Quioto. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/wp-content/uploads/sites/36/2014/08/protocoloquioto.pdf. Acesso em: 27 nov. 2021.

COMISSÃO EUROPEIA. UE na Conferência sobre o Clima COP26. Disponível em: https://ec.europa.eu/info/strategy/priorities-2019-2024/european-green-deal/climate-action-and-green-deal/eu-cop26-climate-change-conference_pt. Acesso em: 27 nov. 2021.

G1 . COP26: relatório final decepcionou e deixou lacunas; veja quais. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/cop-26/noticia/2021/11/15/as-lacunas-em-que-o-relatorio-final-da-cop26-nao-avancou.ghtml. Acesso em: 27 nov. 2021.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Protocolo de Quioto. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas/protocolo-de-quioto.html. Acesso em: 27 nov. 2021.

NAÇÕES UNIDAS. COP26: transporte livre de combustíveis fósseis e propostas para texto final. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2021/11/1770042 . Acesso em: 27 nov. 2021.

NAÇÕES UNIDAS. Guterres destaca que lacuna nas emissões é a grande ameaça ao clima. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2021/11/1770162 . Acesso em: 27 nov. 2021.

NAÇÕES UNIDAS. Na COP26, mais de 130 empresas de moda prometem reduzir emissões de CO2. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2021/11/1769992 . Acesso em: 27 nov. 2021.

NAÇÕES UNIDAS. Questão de vida ou morte: na COP26, países mais vulneráveis ao clima exigem receber financiamento. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2021/11/1769672. Acesso em: 27 nov. 2021.

NAÇÕES UNIDAS. Vendas de carros elétricos na Europa já representam 10% da cota de mercado. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2021/11/1770352 . Acesso em: 27 nov. 2021.

NAÇÕES UNIDAS. “Passo importante, mas não o suficiente”, afirma Guterres sobre acordo da COP26 BR. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2021/11/1770432. Acesso em: 27 nov. 2021.

PROCLIMA. COP 1 P Berlim, Alemanha (março/abril de 1995). Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/conferencia-das-partes-cop/cop-1-berlim-alemanha-marco-abril-de-1995/. Acesso em: 27 nov. 2021.

PROCLIMA. Conferência das Partes (COP). Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/conferencia-das-partes-cop/. Acesso em: 27 nov. 2021.

VOGUE. How Fashion Is Ramping Up Its Climate Efforts at COP26. Disponível em: https://www.vogue.com/article/cop26-un-fashion-charter-climate-change-efforts. Acesso em: 27 nov. 2021.

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