ISSN 2674-8053

Moldávia: uma nova Ucrânia?

A Transnistria é uma região separatista localizada no leste da Moldávia, que proclamou sua independência em 1990, logo após o colapso da União Soviética. A região é habitada principalmente por falantes de russo e ucraniano e possui uma grande população de origem russa.

Desde então, a Transnistria tem sido palco de uma série de tensões entre a Moldávia e a Rússia. A Rússia mantém tropas em Transnistria desde o início do conflito, alegando que as tropas foram enviadas para proteger a população russa da região. A Moldávia, por sua vez, considera a presença militar russa como uma violação de sua soberania.

Em 1992, o conflito eclodiu em uma guerra breve entre as forças moldavas e as forças separatistas da Transnistria, resultando em centenas de mortes e na fuga de dezenas de milhares de refugiados. Desde então, a região permanece em um impasse, sem solução diplomática à vista.

O conflito tem várias raízes, incluindo questões linguísticas, étnicas e econômicas. Os separatistas da Transnistria desejam manter laços estreitos com a Rússia e temem que a Moldávia se aproxime demais do Ocidente. A Moldávia, por sua vez, busca se aproximar da União Europeia e da OTAN, o que é visto pela Rússia como uma ameaça à sua segurança.

A situação na Transnistria permanece tensa, com episódios de violência esporádicos e uma presença militar russa significativa na região. O conflito também tem um impacto significativo na população da região, incluindo restrições à liberdade de movimento e acesso limitado a serviços públicos.

Uma das grandes preocupações é que a Moldávia tem condições muito semelhantes àquelas encontradas na Ucrânia, especialmente a presença de cidadãos russos em seu território, ter sido parte da União Soviética, apresentar uma inclinação atual mais em direção ao Ocidente do que à Rússia e buscar uma maior integração com organizações internacionais ocidentais, especialmente a OTAN.

Se, por um lado, um conflito entre a Moldávia e a Rússia abriria uma segunda frente de guerra para a Rússia, fazendo com que seus recursos tivessem que ser divididos; por outro isso levaria a um aumento da instabilidade regional.

A possibilidade de uma guerra entre a Moldávia e a Rússia representa um risco significativo de instabilidade internacional. Um conflito militar direto entre esses dois países poderia ter graves implicações para a segurança e a estabilidade da região, bem como para as relações entre a Rússia e outros países.

Uma guerra entre a Moldávia e a Rússia teria o potencial de atrair outros atores regionais e internacionais, intensificando ainda mais o conflito. A região da Transnistria, que é o principal ponto de conflito entre a Moldávia e a Rússia, faz fronteira com a Ucrânia, um país que também tem uma relação tensa com a Rússia. A escalada do conflito na Moldávia poderia levar a uma maior desestabilização na Ucrânia e na região como um todo.

Além disso, um conflito entre a Moldávia e a Rússia poderia desencadear uma resposta militar por parte de outros atores internacionais. A OTAN, por exemplo, poderia se sentir obrigada a intervir em defesa da Moldávia, especialmente porque a Moldávia tem expressado interesse em se juntar à organização. Isso poderia desencadear uma reação militar por parte da Rússia, aumentando o risco de uma guerra total entre a Rússia e a OTAN.

É importante que acompanhar de perto a evolução das relações entre os dois países a fim de se evitar uma ampliação das instabilidades internacionais.

Rodrigo Cintra
Pós-Doutor em Competitividade Territorial e Indústrias Criativas, pelo Dinâmia – Centro de Estudos da Mudança Socioeconómica, do Instituto Superior de Ciencias do Trabalho e da Empresa (ISCTE, Lisboa, Portugal). Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2007). É Diretor Executivo do Mapa Mundi. ORCID https://orcid.org/0000-0003-1484-395X