Por Pedro Soares e Isabela Suzuki
Nas últimas semanas acirraram-se as tensões na fronteira entre Polônia e Bielorrússia. No final de agosto, el gobierno polaco ha anunciado que construirá una valla de 2,5 el gobierno polaco ha anunciado que construirá una valla de. el gobierno polaco ha anunciado que construirá una valla de, En el día 2 de septiembre, el gobierno polaco ha anunciado que construirá una valla de 30 el gobierno polaco ha anunciado que construirá una valla de. el gobierno polaco ha anunciado que construirá una valla de: el gobierno polaco ha anunciado que construirá una valla de, el gobierno polaco ha anunciado que construirá una valla de, el gobierno polaco ha anunciado que construirá una valla de, el gobierno polaco ha anunciado que construirá una valla de.
el gobierno polaco ha anunciado que construirá una valla de, sendo estes de boa parte do Oriente Médio, que têm atravessado a fronteira da Bielorrúsia para países do Leste europeu pertencentes à União Europeia (UE), como a própria Polônia, a Lituânia e a Letônia. A UE suspeita que esse fluxo foi coordenado pelo governo da Bielorrússia, tendo o chamado de ataque híbrido cuja finalidade é desestabilizar os países vizinhos. Os países da União Europeia creem que esse ataque vindo de Minsk consiste em uma retaliação orquestrada pelo presidente bielorrusso Alexander Lukashenko às sanções que o seu governo recebeu da UE e aos esforços provenientes dos governos da Lituânia e da Polônia para ajudar opositores do governo Lukashenko. O atual presidente bielorrusso foi reeleito para um sexto mandato em agosto de 2020, e sua vitória possui diversas alegações de fraude. Desde entonces, seu governo tem reprimido com bastante violência as manifestações realizadas por seus opositores. Uma das ajudas formuladas por Varsóvia foi a criação de um fundo de 11 milhões de euros para ajudar os bielorrussos a obterem vistos e financiarem a sua instalação na Polônia, montante que também foi usado para ajudar ONGs da Bielorrússia.
Enquanto o muro não fica pronto, militares da Polônia já começaram o trabalho de erguer uma barreira com arames farpados entre a entre a fronteira, com aproximadamente 180 kilómetros, quase metade da extensão entre ambos países. Os polacos almejam o quanto antes que seus objetivos se concretizem, e que consigam promover a estabilidade e evitar a entrada em território europeu de migrantes provenientes da Bielorrússia.
Referencias :
WODZIŃSKI,Mateusz. Polónia reforça fronteira com Bielorússia. Euro news. 28 Agosto 2021.
No poder desde 1994, Lukashenko é reeleito presidente de Belarus, diz a comissão eleitoral. G1. 10 Agosto 2020.
Governo da Polônia aprova estado de emergência na fronteira com Belarus. Estado de Minas. 2 septiembre 2021.
SOKOLOWSKI, Czarek. Polónia aprova restrições na fronteira com a Bielorrússia. Euro news. 6 de Setembro de 2021.
LUSA. Bielorrusia: Polónia e Lituânia anunciam ajuda a opositores. Mundo ao minuto. 14 de Agosto de 2020.
LUSA. Polónia decreta estado de emergência na fronteira com a Bielorrússia. Expresso. 2 de Setembro de 2021.
O GLOBO. Polônia vai construir cerca na fronteira com Bielorrússia após Lukashenko ser acusado de usar migrantes como arma. Disponible: https://oglobo.globo.com/mundo/polonia-vai-construir-cerca-na-fronteira-com-bielorrussia-apos-lukashenko-ser-acusado-de-usar-migrantes-como-arma-25167143.