A Organização das Nações Unidas (ONU), criada no rescaldo da Segunda Guerra Mundial, tem sido um marco na cooperação internacional e na busca por paz e segurança globais. Contudo, o mundo mudou drasticamente desde 1945, apresentando novos desafios geopolíticos, econômicos e ambientais. Diante dessas transformações, surge um clamor crescente pela reforma das instituições e mecanismos da ONU, visando uma adequação às novas realidades mundiais. A reforma é necessária não apenas para tornar a organização mais representativa e eficaz, mas também para garantir que possa enfrentar questões contemporâneas complexas, desde conflitos regionais até mudanças climáticas.
No entanto, o caminho para a reforma é minado por interesses geopolíticos, onde as propostas de países como Estados Unidos e membros da União Europeia frequentemente refletem uma busca por manter ou expandir sua influência global, em vez de democratizar verdadeiramente a governança global. Tais propostas tendem a favorecer a manutenção de estruturas de poder existentes, sob a capa de uma “reforma” que, paradoxalmente, pode restringir a pluralidade de vozes na arena internacional.
A manifestação dessa dinâmica pode ser observada no Conselho de Segurança da ONU, particularmente evidente nas abordagens dos conflitos Rússia-Ucrânia e Israel-Palestina. O Conselho, dominado por potências como os EUA e aliados europeus, muitas vezes é percebido como seletivo em suas intervenções e resoluções, refletindo uma visão de mundo particular, em vez de uma busca por consenso e justiça global. A incapacidade do Conselho de agir de forma equitativa e decisiva nesses conflitos exemplifica como os interesses das grandes potências podem prevalecer sobre as necessidades de uma governança mundial justa e equilibrada.
Apesar desses desafios, a reforma da ONU oferece uma oportunidade única para países emergentes e em desenvolvimento, como o Brasil, assumirem um papel mais proeminente na construção de uma governança global mais aberta e inclusiva. O Brasil, com sua longa tradição de diplomacia multilateral e compromisso com a solução pacífica de conflitos, está em uma posição privilegiada para liderar esforços em direção a uma ONU mais representativa, que reflita a diversidade e os desafios do mundo atual.
O Brasil pode defender uma reforma que amplie a representação no Conselho de Segurança, incluindo não apenas os países do Sul Global, mas também aqueles de regiões sub-representadas, proporcionando uma perspectiva mais equilibrada e abrangente nos debates globais. Além disso, pode incentivar uma revisão dos mecanismos de tomada de decisão da ONU, buscando torná-los mais transparentes, democráticos e menos susceptíveis a vetos por parte de poucas nações dominantes.
Ao assumir um papel mais ativo na reforma da ONU, o Brasil não apenas elevaria seu perfil internacional, mas também contribuiria significativamente para a construção de uma ordem mundial mais justa, equitativa e sustentável. Esta é uma oportunidade histórica para o Brasil e outros países em desenvolvimento moldarem o futuro da governança global, assegurando que ela seja capaz de responder eficazmente aos desafios do século XXI, refletindo uma ampla gama de visões e interesses. Enquanto a necessidade de reforma é clara, o caminho a seguir deve ser construído coletivamente, com um compromisso genuíno com a inclusão e a justiça global.