ISSN 2674-8053

Supremacia monetária: o controle dos EUA e Europa sobre o sistema financeiro global

A dominância do sistema monetário e financeiro internacional pelos Estados Unidos e pela Europa constitui uma das mais significativas manifestações de poder no cenário mundial contemporâneo. Este artigo explora como essa hegemonia conjunta tem sido empregada como uma arma econômica contra países que desafiam os interesses ocidentais, ilustrando os impactos dessa dinâmica através de exemplos concretos como Cuba, Rússia, Irã e Venezuela.

Em Cuba, a prolongada imposição de sanções pelos EUA, com apoio tácito de aliados europeus, sublinha a capacidade do Ocidente de isolar economicamente um país. O embargo, reforçado por medidas financeiras internacionais, não apenas restringe severamente a economia cubana, mas também sua habilidade de operar dentro do sistema financeiro global, evidenciando como as políticas ocidentais podem afetar profundamente uma nação.

Da mesma forma, a Rússia tem enfrentado sanções econômicas significativas dos EUA e da União Europeia em resposta a ações geopolíticas consideradas inaceitáveis. Estas sanções, que visam setores chave como o energético e financeiro, demonstram a capacidade dos EUA e da Europa de coordenar respostas econômicas punitivas, resultando em desafios econômicos significativos para a Rússia, incluindo a desvalorização de sua moeda e dificuldades de acesso aos mercados internacionais.

O Irã, por sua vez, exemplifica a vulnerabilidade de países não alinhados ao sistema dominante. Após o rompimento do acordo nuclear pelos EUA, com apoio implícito de várias nações europeias, severas sanções foram reimpostas, cortando o acesso do Irã a importantes mercados e recursos, exacerbando crises internas e isolando ainda mais o país no cenário global.

Venezuela é outro caso notório onde a aliança transatlântica entre EUA e Europa manifesta seu poder financeiro. Sanções direcionadas, projetadas para desestabilizar o regime de Maduro, evidenciam não só a capacidade de impor dificuldades econômicas mas também de influenciar a política interna de nações soberanas. Através do controle do acesso a ativos financeiros e a mercados de petróleo cruciais, os EUA e a Europa demonstram uma influência profunda e abrangente.

Estes exemplos refletem a realidade de um sistema monetário e financeiro que, dominado pelo dólar e pelo euro, serve como um instrumento de política externa para os EUA e Europa. Através dele, essas potências mantêm uma influência desproporcional sobre a ordem econômica mundial, empregando suas ferramentas financeiras para promover seus interesses geopolíticos.

No entanto, essa dinâmica também suscita questões sobre a equidade e a sustentabilidade do sistema financeiro global. As medidas adotadas pelos EUA e pela Europa, embora muitas vezes justificadas como necessárias para a segurança e a promoção de valores democráticos, podem ter efeitos devastadores sobre as populações dos países alvo, exacerbando a pobreza e limitando o acesso a recursos essenciais.

Este poder financeiro compartilhado entre o Ocidente, enquanto instrumento de política externa, requer uma análise cuidadosa e crítica. As implicações de sua aplicação são vastas, afetando não apenas as relações internacionais mas também o tecido social e econômico das nações afetadas. Portanto, uma reflexão profunda é necessária para compreender a complexidade dessas relações de poder e buscar um sistema mais equitativo e justo que possa favorecer uma ordem mundial mais equilibrada. A interdependência econômica deve ser pautada por princípios de justiça e cooperação, garantindo que a supremacia monetária não se transforme em um instrumento de dominação, mas sim em um veículo para o progresso e a estabilidade global.

Rodrigo Cintra
Pós-Doutor em Competitividade Territorial e Indústrias Criativas, pelo Dinâmia – Centro de Estudos da Mudança Socioeconómica, do Instituto Superior de Ciencias do Trabalho e da Empresa (ISCTE, Lisboa, Portugal). Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2007). É Diretor Executivo do Mapa Mundi. ORCID https://orcid.org/0000-0003-1484-395X

Deixe um comentário