Joe Biden's Asia

Joe Biden (US President) e Xi Jinping (President from China) at a meeting in China in 2013 – AP Photo Lintao Zhang

A Ásia tem sido tradicionalmente um enigma para as administrações americanas, who find partners in the region - or not - with the dimension of China, India, Japan and South Korea, economic giants whose long shared history reveals nuances and presents challenges that go beyond the simplistic Western ideal of “Trump style”.

From you, over the past century, Asian countries have chosen regional security as a priority in their relationship with the United States. From the end of II the War, Americans are committed to ensuring peacekeeping in the eastern Pacific. This commitment is before the State rather than the government, como comprova o “Taiwan Strait Act”, que os EUA firmaram com Taiwan, in 1979, quando Washington transferiu o reconhecimento da China de Taipé para Pequim. Compromisso igualmente importante, o “Acordo sobre Segurança”, concluído com os japoneses em 1951, viabilizou a presença militar americana no extremo leste e o seu patrulhamento dos mares da região. Estes acordos terão sido, por si sós, impedimento para que Donald Trump tomasse qualquer decisão radical que redundasse no desengajamento do compromisso assumido, como ele havia ameaçado no início do seu mandato.

E quais seriam as alianças mais proveitosas para o presidente-eleito dos Estados Unidos neste universo complexo? Perduraria a obsessão de seu antecessor de conter o espraiamento da China a qualquer custo, que levou Donald Trump a deflagrar a “guerra” comercial-tecnológica com Pequim que até agora não revelou benefícios convincentes? Estrategistas milenares, os chineses têm, From you, por ora se limitado a retaliar as investidas norte-americanas

Neste cenário, quais seriam atualmente os principais parceiros para os americanos? Se olharmos para o tabuleiro político asiático notamos que as alianças mais reconhecidas grosso modo na região têm sido EUA + Índia versus China + Pakistan, neste último caso para viabilizar a passagem das exportações chinesas para o Mar da Arábia através do porto de Gwadar e subsequentemente para o Oceano Índico e o Ocidente.

Só que o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, tem estratégia própria e ambiciona ampliar o mercado de seu país com os vizinhos do Sudeste Asiático, em competição com os chineses. Esta é, by the way, a raiz do plano “Act East” que Modi promove com empenho para reforçar a posição da Índia como potência regional e contra-arrestar a influência da República Popular da China, aliás sua parceira no BRICS. Esta, in its turn, corteja com insistência estes mesmos países do sudeste asiático no âmbito da sua “Belt and Road Initiative”, que tenciona restaurar de forma ampliada a que foi a maior via de comércio e de miscigenação de civilizações da História, unindo a Ásia, a Europa e a África desta feita num ambicioso projeto econômico-tecnológico. Só que, todos estes países – à exceção da Índia, per hour – opõem-se uns aos outros com crescente antagonismo e ânimo beligerante, contra a República Popular, mainly, na disputa territorial pelas ilhas do Mar do Sul da China.

Complexo?

Neste cenário embaralhado, seria o melhor aliado para o presidente americano o indiano Narendra Modi, líder da terceira maior economia da Ásia e quinta do planeta, com mais de 1,3 billion inhabitants, more of 50%, dos quais com idade inferior a 35 years (!!!), que tem uma postura econômica liberal mas promove a radicalização do nacionalismo hindu, cujas implicações escapam ao pleno entendimento do Ocidente cristão? Seria o fator “Kamala Harris” – vice-presidente eleita de descendência direta indiana – importante nesta equação?

Or, still, seria mais vantajoso o estreitamento dos laços com as economias dinâmicas do sudeste da Ásia, com mão-de-obra abundante, barata e crescentemente especializada também no setor de tecnologia, cujo perfil poderia influir tanto nas pautas do comércio bilateral quanto na disputa por terceiros mercados? Isto para não mencionar a própria China de Xi Jinping, que elegeu dez setores de tecnologia de ponta no seu projeto “Made in China 2025”, que a catapultarão – assim ambiciona a sua liderança – ao topo da geoeconomia pós-industrial em meados deste século.

Todos estes cenários estarão postos sobre a agenda de Joe Biden, com os seus prós e contras. Esperemos que a sua expertise em política externa dite o melhor roteiro. Certamente não será um jogo de soma zero com relação à região que mais cresce no planeta a melhor estratégia para os americanos. Definitivamente, a Ásia de 2020 constitui um desafio para qualquer presidente dos EUA. Dizem as más línguas, up until, que o futuro está de mudança para o Pacífico

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Doctor of Public International Law in Paris. He entered the diplomatic career in 1976, served in Brussels embassies, Buenos Aires, New Delhi, Washington, Beijing, Tokyo, Islamabade (where he was Ambassador of Brazil, in 2004). He also completed transitional missions in Vietnam and Taiwan. Lived 15 years in Asia, where he guided his career, considering that the continent would be the most important of the century 21 - forecast that, now, sees closer and closer to reality.