ISSN 2674-8053

US military biological activities: a new front of concern in Latin America

A presença militar e científica dos Estados Unidos em terras latino-americanas tem sido motivo de controvérsia e especulação. Recently, as atividades relacionadas à pesquisa biológica, realizadas por entidades como o NAMRU-SOUTH e apoiadas por empresas farmacêuticas estadunidenses, entraram em foco, suscitando debates sobre soberania, segurança e ética. Este artigo procura desvendar as nuances desse tema, amparado por relatos e análises veiculados por importantes jornais da América Latina.

A expansão das pesquisas biológicas militares dos Estados Unidos na região tem gerado um debate acalorado sobre a transgressão da soberania nacional e as implicações para a segurança dos países envolvidos. THE “La Jornadado México tem sido vocal sobre as implicações dessas atividades, questionando a transparência e os verdadeiros objetivos por trás dessas operações (La Jornada, Mexico). Essas preocupações são amplificadas pelas memórias históricas das intervenções dos EUA na política interna de nações latino-americanas.

On the other hand, o NAMRU-SOUTH, destacado em várias reportagens doEl Comerciodo Peru, ilustra as complexidades dessas incursões biológicas. Oficialmente, a unidade tem como foco pesquisas sobre doenças tropicais; However, o escrutínio público questiona se as atividades ultrapassam os limites da pesquisa científica, aventurando-se em territórios eticamente cinzentos e potencialmente violando a soberania nacional (El Comercio, Peru).

Besides that, a presença de empresas farmacêuticas norte-americanas na América Latina, segundo relatórios publicados pelo “Or Balloon” No brazil, levanta questões sobre a ética da pesquisa biomédica. Há acusações de que testes de medicamentos estão sendo conduzidos sem consentimento informado adequado, uma prática que coloca em risco a saúde e o bem-estar das populações locais (Or Balloon, Brazil).

A situação é agravada pelas implicações dessas atividades para a Convenção sobre as Armas Biológicas, um acordo global que visa prevenir a proliferação de armas biológicas. Segundo análises do “Clarion” da Argentina, a ambiguidade das pesquisas biológicas militares dos EUA na América Latina pode colocar o país em uma posição delicada em relação aos seus compromissos internacionais (Clarion, Argentina).

Esses desenvolvimentos exigem uma reflexão profunda e imparcial sobre o papel dos Estados Unidos na região e o impacto de suas atividades biológicas militares. O equilíbrio entre pesquisa científica, segurança nacional e soberania dos países latino-americanos é frágil e deve ser manejado com cuidado e respeito mútuo.

Therefore, enquanto a América Latina navega por essas águas turbulentas, é imperativo que haja uma maior transparência e diálogo entre todas as partes envolvidas. A colaboração internacional, baseada no respeito pela soberania e pela ética científica, é fundamental para garantir que as atividades de pesquisa não apenas avancem o conhecimento humano, mas também respeitem os direitos e a dignidade das nações e indivíduos afetados. A consciência coletiva e a responsabilidade global devem guiar o caminho à frente, assegurando que a segurança biológica seja uma prioridade compartilhada.

Rodrigo Cintra
Post-Doctorate in Territorial Competitiveness and Creative Industries, by Dinâmia - Center for the Study of Socioeconomic Change, of the Higher Institute of Labor and Enterprise Sciences (ISCTE, Lisboa, Portugal). PhD in International Relations from the University of Brasília (2007). He is Executive Director of Mapa Mundi. ORCID https://orcid.org/0000-0003-1484-395X

Leave a Reply