ISSN 2674-8053 | Receba as atualizações dos artigos no Telegram: https://t.me/mapamundiorg

O efeito Ozempic na economia dinamarquesa

Artigo elaborado por Helena Holland, Isabella Xambre, Camila Freddi

A pressão estética do emagrecimento chegou a um outro patamar: o econômico. Celebridades, como  Khloe e Kim Kardashian, vem aparecendo cada vez mais magras em eventos e redes sociais, levando os usuários a questionarem suas dietas e exercícios físicos, uma vez que as mesmas ditam o mundo da moda.  Assim, se tornou público o grande segredo das figuras de Hollywood, o Ozempic, um medicamento desenvolvido pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk para diabéticos, que tem como princípio ativo a substância liraglutida, que substitui a ação de um hormônio chamado GLP1, fazendo com que a pessoa se sinta mais satisfeita, gerando uma perda de peso acelerada.

O aumento de mais de 25% nas vendas deste produto, tornou a farmacêutica a empresa mais valiosa da Europa ao ultrapassar o conglomerado de luxo LVMH, sendo precificada acima do PIB da Dinamarca, seu país de origem. O sucesso dos medicamentos Ozempic e Wegovy abriram um novo mercado global para os remédios para perda de peso, que o banco de investimentos Goldman Sachs estima atingir US$100 bilhões em vendas até 2030.

Dados da Bloomberg mostram que o crescimento acelerado da Novo Nordisk resultou em um valor de mercado que ultrapassa os US$550 bilhões. Enquanto as exportações do Ozempic e Wegovy crescem, o banco central dinamarquês se preocupa em manter a taxa de juros. O enorme rendimento da farmacêutica gerou um aumento de 2% na economia nacional apenas no ano de 2023, o que refletiu em gastos para o país na área de sustentabilidade, defesa e ajuda à Ucrânia. Ainda, a partir de todo esse crescimento a empresa proporcionou novos empregos, livrando o país de uma possível estagnação econômica.

Entretanto, junto com tanto sucesso e desacelerado crescimento, surgem inúmeras responsabilidades, e especialmente em um país como a Dinamarca, estreitamente preocupado com demonstrações excessivas de sucesso, essa responsabilidade se faz mais que necessária. Por isso, em entrevista à Bloomberg News, o CEO da Novo Nordisk, Lars Fruergaard Jørgensen, demonstrou preocupação com a influência de sua empresa no país.

Vale ressaltar que o uso generalizado e inadequado do Ozempic vem provocando impactos significativos na economia europeia em geral, principalmente no que se refere à disponibilidade do medicamento para pacientes diabéticos que necessitam dele para tratamento médico essencial, colocando em risco sua saúde e qualidade de vida. Para lidar com essa situação e garantir um acesso prioritário aos pacientes que genuinamente necessitam do Ozempic, é imperativo que as autoridades sanitárias europeias implementem medidas eficazes para regular o uso do medicamento.

Ademais, o uso do Ozempic para fins estéticos, sem prescrição médica e acompanhamento profissional, representa um risco à saúde pública. Além disso, a banalização do Ozempic como um “atalho para a magreza” ignora a importância de uma abordagem holística para a saúde e o bem-estar, que inclui alimentação balanceada, atividade física regular e acompanhamento psicológico.

BIBLIOGRAFIA:

EXPRESO. Empresa que comercializa o Ozempic é a mais valiosa da Europa e salvou a Dinamarca da recessão em 2023. Disponível em: https://expresso.pt/economia/industria/2024-03-06-Empresa-que-comercializa-o-Ozempic-e-a-mais-valiosa-da-Europa-e-salvou-a-Dinamarca-da-recessao-em-2023-9320380d. Acesso em: 3 maio 2024.

CNN BRASIL. Alta na demanda por Ozempic impacta economia da Dinamarca. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/alta-na-demanda-por-ozempic-impacta-economia-da-dinamarca/. Acesso em: 3 maio 2024.

VALOR. PIB da Dinamarca é influenciado por alta nas vendas de fabricante do Ozempic. Disponível em: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2023/09/12/pib-da-dinamarca-e-influenciado-por-alta-nas-vendas-de-fabricante-do-ozempic.ghtml. Acesso em: 3 maio 2024.

CNN BRASIL. Ozempic tira LVMH do primeiro lugar entre as empresas mais valiosas da Europa. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/ozempic-tira-lvmh-do-primeiro-lugar-entre-as-empresas-mais-valiosas-da-europa/. Acesso em: 5 maio 2024.

METRÓPOLES. Ozempic e tirzepatida: entenda a nova onda de remédios contra obesidade. Disponível em: https://www.metropoles.com/saude/ozempic-e-tirzepatida-entenda-a-nova-onda-de-remedios-contra-obesidade. Acesso em: 5 maio 2024.

G1. Ozempic: como funciona, quais os efeitos colaterais e os relatos de quem usou o remédio para emagrecer. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/03/26/ozempic-como-funciona-quais-os-efeitos-colaterais-e-os-relatos-de-quem-usou-o-remedio-para-emagrecer.ghtml. Acesso em: 5 maio 2024.

O GLOBO. Ozempic: saiba quem são as celebridades, além de Elon Musk, que usam o remédio para emagrecer. Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2023/03/ozempic-saiba-quem-sao-as-celebridades-alem-de-elon-musk-que-usam-o-remedio-para-emagrecer.ghtml#. Acesso em: 15 maio 2024.

BLOOMBERG LINEA. Fenômeno global do Ozempic alavanca economia da Dinamarca, mas expõe dependência. Disponível em: https://www.bloomberglinea.com.br/negocios/fenomeno-global-do-ozempic-alavanca-economia-da-dinamarca-mas-expoe-dependencia/#:~:text=A%20pol%C3%ADtica%20resultou%20em%20um,o%20dobro%20do%20ano%20anterior. Acesso em: 15 maio 2024.

Núcleo de Estudos e Negócios Europeus

Deixe um comentário