ISSN 2674-8053

Monetary supremacy: US and European control over the global financial system

The dominance of the international monetary and financial system by the United States and Europe constitutes one of the most significant manifestations of power on the contemporary world stage.. This article explores how this joint hegemony has been employed as an economic weapon against countries that challenge Western interests., illustrating the impacts of this dynamic through concrete examples such as Cuba, Russia, Iran and Venezuela.

In Cuba, the prolonged imposition of sanctions by the US, with tacit support from European allies, underlines the West's ability to economically isolate a country. The embargo, reinforced by international financial measures, not only severely restricts the Cuban economy, but also its ability to operate within the global financial system, evidenciando como as políticas ocidentais podem afetar profundamente uma nação.

Similarly, a Rússia tem enfrentado sanções econômicas significativas dos EUA e da União Europeia em resposta a ações geopolíticas consideradas inaceitáveis. Estas sanções, que visam setores chave como o energético e financeiro, demonstram a capacidade dos EUA e da Europa de coordenar respostas econômicas punitivas, resultando em desafios econômicos significativos para a Rússia, incluindo a desvalorização de sua moeda e dificuldades de acesso aos mercados internacionais.

O Irã, in its turn, exemplifica a vulnerabilidade de países não alinhados ao sistema dominante. Após o rompimento do acordo nuclear pelos EUA, com apoio implícito de várias nações europeias, severas sanções foram reimpostas, cortando o acesso do Irã a importantes mercados e recursos, exacerbando crises internas e isolando ainda mais o país no cenário global.

Venezuela é outro caso notório onde a aliança transatlântica entre EUA e Europa manifesta seu poder financeiro. Sanções direcionadas, projetadas para desestabilizar o regime de Maduro, evidenciam não só a capacidade de impor dificuldades econômicas mas também de influenciar a política interna de nações soberanas. Através do controle do acesso a ativos financeiros e a mercados de petróleo cruciais, os EUA e a Europa demonstram uma influência profunda e abrangente.

Estes exemplos refletem a realidade de um sistema monetário e financeiro que, dominado pelo dólar e pelo euro, serve como um instrumento de política externa para os EUA e Europa. Através dele, essas potências mantêm uma influência desproporcional sobre a ordem econômica mundial, empregando suas ferramentas financeiras para promover seus interesses geopolíticos.

However, essa dinâmica também suscita questões sobre a equidade e a sustentabilidade do sistema financeiro global. As medidas adotadas pelos EUA e pela Europa, embora muitas vezes justificadas como necessárias para a segurança e a promoção de valores democráticos, podem ter efeitos devastadores sobre as populações dos países alvo, exacerbando a pobreza e limitando o acesso a recursos essenciais.

Este poder financeiro compartilhado entre o Ocidente, enquanto instrumento de política externa, requer uma análise cuidadosa e crítica. As implicações de sua aplicação são vastas, afetando não apenas as relações internacionais mas também o tecido social e econômico das nações afetadas. Therefore, uma reflexão profunda é necessária para compreender a complexidade dessas relações de poder e buscar um sistema mais equitativo e justo que possa favorecer uma ordem mundial mais equilibrada. A interdependência econômica deve ser pautada por princípios de justiça e cooperação, garantindo que a supremacia monetária não se transforme em um instrumento de dominação, mas sim em um veículo para o progresso e a estabilidade global.

Rodrigo Cintra
Post-Doctorate in Territorial Competitiveness and Creative Industries, by Dinâmia - Center for the Study of Socioeconomic Change, of the Higher Institute of Labor and Enterprise Sciences (ISCTE, Lisboa, Portugal). PhD in International Relations from the University of Brasília (2007). He is Executive Director of Mapa Mundi. ORCID https://orcid.org/0000-0003-1484-395X

Leave a Reply