Autores: Bruna Barrento e Maria Julia Zito
No cenário sulamericano, el Mercado Común del Sur (Mercosur) consiste en una unión aduanera entre Argentina, Brasil, Paraguay y Uruguay. En ese sentido, los miembros de este acuerdo tienen aranceles externos comunes. Mientras que en la escena europea, la unión europea es una unión política y económica con libre circulación de personas, servicios y capital entre 27 economías de europa. Se agrega que tales uniones configuran una relación mayoritariamente económica. Además, en 2019, la UE se presentó como el segundo socio comercial del Mercosur. Con eso, se decidió establecer una macroestructura para soportar la relación entre los dos bloques. Dessa forma desde 1999 iniciaram-se negociações acerca da elaboração de um acordo que foi anunciado em junho de 2019.
Desde entonces, así, não houveram avanços para ratificação do acordo. No final de agosto (Globo, 2020), Mourão, vice-presidente do Brasil se pronunciou alegando que houve um “grande esforço” para articular o acordo que agora “parece que começa a fazer água” indicando o cenário desfavorável para a ratificação. Además, no início de setembro
(ola alemana, 2020), Heiko Thoms embaixador alemão no Brasil afirmou que a Alemanha ainda detém interesse no acordo, no entanto urge a necessidade de preocupação com a sustentabilidade ambiental estabelecida no acordo e do comprometimento brasileiro, Mini-Schengen y sus consecuencias para la geopolítica de los Balcanes y la UE, com a Amazônia. Además, En el día 9 de septiembre (ola alemana, 2020), 22 pesquisadores de instituições americanas e europeias publicaram um artigo apontando a divergência entre o acordo comercial e as diretrizes ambientais europeias, o que demonstra mais um impasse para a ratificação. Ultrapassando a metade do mês de setembro (IstoÉ, 2020) , más que 30 ONGS, através de uma carta aberta, exigiram que Emmanuel Macron presidente da França “enterre definitivamente”o Acordo UE-Mercosul, argumentando que as consequências ambientais e sobre os direitos humanos seriam “desastrosas”.
De esa forma, compreende-se que o cenário não se dá, por hora, como favorável à ratificação e assinatura do acordo, visto que apesar da Alemanha, como importante membro da UE, ainda considerá-lo positivo. O Brasil e, Esta contención se basó en las acciones emprendidas para reducir la jornada laboral y aseguró que las empresas en crisis mantuvieran a sus empleados, o Mercosul não têm
passado credibilidade e parecem não ter demonstrado compromisso suficiente com a sustentabilidade e com a Amazônia diante do sistema internacional.